Valores da Caatinga na Casa do Umbu

Em quase todo Semiárido Nordestino uma das árvores mais conhecidas e sagradas é o Umbuzeiro, que produz o Umbu, fruto saboroso e nutritivo, que cresce e se desenvolve em meio às terras sertanejas, no bioma Caatinga.

Umbuzeiro é considerada uma árvore Sagrada no Sertão. Foto: Reprodução Internet

Mesmo com sua abundância, os moradores locais do município de Parnamirim, Sertão pernambucano, haviam perdido a conexão da importância do Umbuzeiro para a região, segundo comentou o engenheiro químico com especialização em Química de Alimentos, agricultor, produtor cultural e fotógrafo, o pernambucano Lídio Parente.

Foi a partir dessa percepção, que Lídio Parente comprometido em elaborar e desenvolver exemplos de produtos e oportunidades de geração de renda para a localidade, deu início a um trabalho de beneficiamento mobilização e conscientização sobre o Umbuzeiro e suas potencialidades como fonte de vida e renda.

O projeto Casa do Umbu

Com objetivo de produzir, comercializar e valorizar o Umbuzeiro, Lídio Parente fundou a Casa do Umbu e ainda criou a marca Ribeira da Floresta, em 2020.

Variedade de produtos como doces, geleias e licores. Foto: Lídio Parente

A variedade de produtos artesanais derivados do Umbuzeiro é grande como doces, geleias, licor. Ele ainda faz variações como a geleia de umbu com pimenta; passas de umbu; umbu em calda; conserva, destilado, desidratado e fermentado do fruto.

A Casa do Umbu está localizada na Fazenda Floresta, Zona Rural do Município de Parnamirim – PE, distante 563,1 km da capital do Estado, Recife.

A Casa do Umbu. Foto: Lídio Parente

Diversidade

Além desses produtos, também são fabricados Óleo de Gergelim in natura, Farinha de Gergelim torrado, Tahine de Gergelim torrado, Extrato de Própolis e Mel.

Todo o processo de produção é realizado pela família e demais membros da região. A capacidade de produção diária atinge aproximadamente 50 unidades de cada item.

Agroecologia

Vale ressaltar que toda a produção é realizada de maneira agroecológica, seguindo padrões totalmente orgânicos e sem aditivos químicos, com certificação.

Linha de produtos Ribeira da Floresta. Foto: Lídio Parente

Já a comercialização dos produtos é feita por meio de diversos canais, incluindo vendas na própria Casa do Umbu, estabelecimentos comerciais de produtos regionais, participação em eventos agropecuários, feiras livres, entrega por meio de serviço de delivery, e também pela Rede Social Instagram, além do contato telefônico e WhatsApp.

Sem dúvida, o projeto da Casa do Umbu é um exemplo notável de benefício econômico e de práticas sustentáveis para o desenvolvimento da região, contribuindo para desvendar e valorizar o Bioma Caatinga, de forma especial.

 

Serviço:

Telefone/WhatsApp: (87) 9 8163-0842

Instagram: @instagram.com/ribeiradafloresta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us:

Aluisio Sampaio

Aluísio Sampaio é Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialista em Indústria 4.0 pela POLI/UPE e graduado em Computação pela (UFRPE), e Administração (UNOPAR).

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 6 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram