Entreposto “Ovos da Caatinga”: Uma Iniciativa de Desenvolvimento Socioeconômico com Sustentabilidade Ambiental

Por Aluisio Sampaio

 

Localizado na Comunidade de Canoa, a 10 km da sede do Distrito de Massaroca, no perímetro rural do município de Juazeiro – Bahia está o Entreposto Ovos da Caatinga. Trata-se de um empreendimento rural da Agricultura Familiar voltado para o beneficiamento e comercialização de ovos de galinha caipira ou capoeira, como são conhecidos regionalmente.

 

Inaugurado em fevereiro de 2019, o entreposto recebeu um investimento de R$ 409 mil para estrutura, máquinas e equipamentos, por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia (Pró-Semiárido).

 

 

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR-BA), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR-BA), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), e assessorado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

 

 

Entreposto é uma inciativa do governo da Bahia. Foto: Cortesia Correio Regional

 

 

O entreposto recebe a produção local e realiza o processo de sanitização, ovoscopia, classificação, acon­dicionamento, embalagem e comercialização. Os ovos são vendidos em estabelecimentos comerciais de Juazeiro, como hortifrutigranjeiros, mercados, padarias, delicatessens e feiras livres.

 

 

Além disso, há venda direta ao consumidor. A comercialização ultrapassa 50 mil ovos por mês, beneficiando diretamente 90 agricultores familiares da Comunidade de Canoa e de localidades próximas.

 

 

Vale destacar que as aves são criadas em sistema livre, nos quintais e pastos dos produtores, e recebem alimentação suplementar no fim do dia, o que contribui para o bem-estar dos animais.

 

 

Certificação Municipal

 

 

O entreposto foi o primeiro empreendimento da agricultura familiar na região a receber certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), emitida pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), órgão pertencente a prefeitura do município.

 

 

Considerado uma referência na região, o entreposto está em constante evolução e contribui significativamente para a geração de emprego e renda, além da melhoria da qualidade de vida dos produtores e das comunidades.

 

 

Produtor de ovos da região. Foto:  Reprodução/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR

 

 

Com práticas ambientais sustentáveis, o empreendimento também promove orgulho e sentimento de pertencimento social.

 

 

O Entreposto Ovos da Caatinga é um exemplo de potencialidade econômica, com convivência harmoniosa e desenvolvimento sustentável no bioma Caatinga, por meio da produção de ovos, uma atividade comum e tradicional entre as famílias rurais do interior do Semiárido nordestino.

 

Please follow and like us:

Aluisio Sampaio

Aluísio Sampaio é Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialista em Indústria 4.0 pela POLI/UPE e graduado em Computação pela (UFRPE), e Administração (UNOPAR).

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram