Comida de Verdade: Produtos à Base de Biomassa de Banana Verde

Por Aluísio Sampaio

 

 

O beneficiamento de frutas refere-se ao conjunto de processos e técnicas aplicados para melhorar a qualidade, aumentar a durabilidade, agregar valor e facilitar a comercialização das frutas. Esse processo pode incluir colheita, seleção, limpeza, classificação, embalagem e processamento industrial para a produção de sucos, polpas, conservas, frutas desidratadas, entre outros.

 

 

No Sertão do Araripe, em Ouricuri, a 622,6 km do Recife, a sertaneja Edvana Rodrigues vem fazendo a diferença ao empreender seu negócio em gastronomia, produzido à base de biomassa de banana verde: Comida de Verdade.

 

 

Resiliência e fé

 

 

Forte e determinada, com veia empreendedora,  Edvana enfrentou um dos maiores desafios da vida: o câncer de mama, antes de mudar completamente seu estilo de vida. Com resiliência e fé, ela superou a doença e, nesse processo, encontrou um novo propósito: construir uma vida mais saudável e significativa.

 

 

Refletindo sobre seus hábitos alimentares, Edvana percebeu que os doces e guloseimas que vendia em seu empreendimento anterior, embora saborosos, não contribuíam para o bem-estar. Motivada por um desejo genuíno de promover a saúde, decidiu mudar de rumo.

 

 

Guiada pela busca por alimentos que nutrem e encantam o paladar, encontrou uma publicação culinária que revelava os segredos da biomassa de banana verde. Intrigada por essa alternativa inovadora e nutritiva, aprofundou-se no conhecimento dessa técnica, despertando um interesse genuíno em colocá-la em prática.

 

 

Assim, em 2021, nasceu a Comida de Verdade, um empreendimento que materializa o sonho de oferecer produtos saudáveis e saborosos. São produzidos brigadeiros, bolos, cupcakes, croquetes, pães, pastéis, rosquinhas, entre outros, à base de biomassa de banana verde, um produto natural feito a partir da polpa da banana verde cozida e transformada em uma pasta.

 

 

Todos os produtos são feitos à base de biomassa de banana verde. Foto: Edvana Rodrigues

 

 

Como atua a biomassa da banana verde

 

 

A biomassa de banana verde possui inúmeros benefícios nutricionais e funcionais. É rica em fibras, principalmente amido resistente, que atua como prebiótico, ajudando a regular o intestino e a promover a saúde digestiva.

 

 

Também, contém vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, magnésio, potássio e antioxidantes. Por ser de baixo índice glicêmico, é indicada para pessoas que buscam controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

 

O empreendimento vem fazendo bastante sucesso na região, tanto que, em sua primeira participação na 10ª edição da Feira do Comércio de Ouricuri (FECOU), foi um dos destaques. Com  uma clientela diversificada, como crianças, adultos, idosos, veganos e pessoas com intolerância à lactose e ao glúten.

 

Comercialização

 

Os produtos são comercializados por meio de diferentes canais, como atendimento presencial, contato telefônico, Rede Social Instagram, e aplicativo de mensagens, chamadas de voz e vídeo, WhatsApp.

 

 

Além disso, o negócio evidencia-se por proporcionar originalidade, inovação, prazer, qualidade, vitalidade, valorização da matéria-prima local, sabor intenso e uma experiência única.

 

 

Mais do que um empreendimento, a Comida de Verdade é um símbolo de transformação, um compromisso com a saúde e um convite para experimentar o sabor da vida com mais leveza e bem-estar.

 

Serviço:

Instagram: @comida_de_verdade__
Contato Telefônico/WhatsApp: (81) 9 9696-6913

 

Please follow and like us:

Aluisio Sampaio

Aluísio Sampaio é Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialista em Indústria 4.0 pela POLI/UPE e graduado em Computação pela (UFRPE), e Administração (UNOPAR).

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 19 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram