Iniciativa empreendedora de uma jovem quilombola sertaneja

 

No Quilombo Fazenda Pau de Leite, na Zona Rural de Mirandiba – Pernambuco, distante 11 km do perímetro urbano, está localizado o Vale dos Ipês – Produção Orgânica, um empreendimento familiar criado por Angela Santos, uma jovem sertaneja quilombola, pedagoga e mestra em extensão rural, com uma veia empreendedora pulsante.

Vale destacar que o município possui 80% da população de origem negra, composta por mais de 27 Comunidades Quilombolas.

Ângela Santos expõe seus produtos orgânicos em feira de agricultura familiar. Foto: Arquivo Pessoal

Produção Orgânica

Surgido no ano de 2011, o empreendimento mirandibense Vale dos Ipês – Produção Orgânica tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento socioeconômico da comunidade, com foco na conservação do meio ambiente.

Vista parcial do Quilombo Fazenda Pau de Leite, em Mirandiba. Foto: Arquivo Pessoal

Diversos produtos agroecológicos e orgânicos são produzidos e comercializados pelo empreendimento.

Entre eles, destacam-se doces, geleias, licores e mousses de frutas, molhos de pimenta, sobremesas, mel e própolis de abelhas, e mudas de árvores nativas e silvestres.

Turismo comunitário

Além disso, oferece-se turismo de base comunitária com trilhas ecológicas na localidade, além de assessoria técnica para agricultura familiar com enfoque em agroecologia e produção orgânica.

É neste local que ocorre a produção agroecológica e orgânica, juntamente com a disponibilização de turismo de base comunitária, permitindo que visitantes de diversas partes do país vivenciem uma experiência extraordinária, envolvendo-se com o ambiente, a história, os costumes, os sabores e a cultura local.

Um empreendimento interessante, demonstrando um potencial de mercado em constante crescimento no país, associado ao desenvolvimento econômico e sustentável.

Serviço:

Instagram: @vale_dos_ipes_quilombo

Celular/WhatsApp: (87) 9 9614 – 3499

 

 

Please follow and like us:

Aluisio Sampaio

Aluísio Sampaio é Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialista em Indústria 4.0 pela POLI/UPE e graduado em Computação pela (UFRPE), e Administração (UNOPAR).

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − quatro =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram