Energia chega a comunidade após 90 anos

Sem energia elétrica por nove décadas, a comunidade de Xique-Xique, situada no município de Remanso, no norte da Bahia, com cerca de 400 habitantes ganhou a primeira rede de eletricidade 100% sustentável do país.

Isso foi possível por meio de uma iniciativa da Neoenergia Coelba,  dentro do programa Luz para Todos, que tem a proposta de levar energia elétrica a áreas remotas do país. O sistema é alimentado por microrrede de geração solar e armazenamento com baterias íon-lítio, com capacidade para garantir o fornecimento por 48 horas quando não houver radiação solar suficiente.

Sistema

Além de 110 residências, o projeto da Neoenergia contemplou uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. A energia é totalmente limpa, proveniente de uma usina solar com 616 painéis instalados, com capacidade de geração de 243 kWp.

O sistema poderá garantir um consumo médio de 80 kWh mensal para as residências. Foram construídos 26 quilômetros de rede primárias de distribuição e mais nove quilômetros de rede secundária que levam a eletricidade até os consumidores. Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores.

Alternativa para áreas remotas

O sistema de microrrede é uma solução alternativa para viabilizar o fornecimento de energia em comunidades isoladas, onde a expansão de redes de transmissão e distribuição pode ser complexa devido a condições geográficas, ambientais e estruturais.

 “A Neoenergia investe nessa iniciativa que poderá beneficiar outras comunidades remotas do país. Mais do que fornecer energia elétrica sustentável, com qualidade e eficiência, estamos promovendo desenvolvimento econômico e social para as famílias”, afirma o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana.

A solução de microrrede está alinhada ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com os quais a Neoenergia tem compromisso, especialmente o de número 7, prioritário para a companhia por prever o fornecimento de energia limpa e acessível.

Com o acesso à energia, essa população terá benefícios econômicos e sociais, que serão acompanhados no âmbito do projeto para garantir o desenvolvimento da localidade.

Ações sociais

Além da distribuição de energia, a Neoenergia realizou ações sociais para os moradores de Xique-xique. A família de Adriano Pereira dos Santos está entre os beneficiados do Programa de Eficiência Energética da empresa, regulado pela Aneel, que doou mais de 90 geladeiras à comunidade.

Próxima ao rio São Francisco, Xique-xique é uma comunidade isolada, que vive basicamente da agricultura familiar e da produção caseira de mel.

 “Foi a melhor coisa que aconteceu. A falta de energia era uma das nossas maiores dificuldades. Agora, temos geladeira, máquina de lavar e televisão que a gente pode usar a qualquer hora”, afirma Adriano Pereira dos Santos, morador da comunidade.

“Estou feliz. Podemos conservar alimentos e tomar água gelada. É uma conquista”, contou sua mulher Rafaela Ferreira de Sousa.

A iniciativa da companhia também engloba educação para consumo consciente. Palestras e ações educativas sobre eficiência energética e segurança foram realizadas antes e depois da conclusão da microrrede.

Os moradores que estiverem aptos poderão se inscrever no programa da Tarifa Social que concede descontos de até 65% na conta de luz para consumidores de baixa renda.​

* Com informações da Neoenergia Coelba e Rádio Agência Nacional

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + onze =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram