Como brincar o Carnaval e ser sustentável

Eis que chega o período mais esperado do ano: O Carnaval, a festa mais democrática do País. E, em 2023, tem um significado diferente. Foram dois anos de espera, por conta da pandemia da Covid 19. Os foliões aguardam com ansiedade o período momesco.

Do litoral ao Sertão, vamos ter carnaval em quase todos os polos: Triunfo, Petrolina, Serra Talhada, Bezerros, Caruaru. E, na capital pernambucana, em sua cidade-irmã, Olinda, a festa promete ser uma das mais esperadas.

Portanto, na coluna desta semana vamos abordar algumas dicas específicas para aqueles que vão cair no passo atrás dos blocos, troças, maracatus, caboclinhos por diversos polos carnavalescos de nosso Estado.

O Carnaval é saudável e bem-vindo, faz bem à mente. Alegria e irreverência. Mas, é legal brincar o Carnaval com alegria, e responsabilidade conosco e o ambiente em que vivemos.

Cuidados sustentáveis para um Carnaval Saudável

Aqui sugerimos alguns cuidados que os foliões podem adaptar aos materiais que utilizarem em seus adereços, nas fantasias, na maquiagem, no copo que escolher para degustar sua bebida preferida.

Então vamos lá comunicar para tornar o ambiente carnavalesco com menos impacto para o pós-carnaval.

Lugar de lixo é na lixeira

Lixo deve ser jogado no lixo. É prudente não descartar nada nas ruas, pois o acúmulo de sujeira pode prejudicar, por exemplo, se chover, a limpeza e dragagem das ruas, principalmente em pontos onde não existem tais benefícios; É comum, segundo o Ministério do Meio Ambiente, que ocorra maior concentração de resíduos sólidos. Então, façamos nossa parte.

Adereços e fantasias

No quesito de adereços, é sugestivo usar materiais que sejam recicláveis. O ideal seria utilizar fantasias upcycling, ou seja, aquelas roupas guardadas que podem ser transformadas em uma fantasia, ou mesmo resgatar outras de velhos carnavais e repaginar.

Existem também muitas lojas colaborativas, onde as pessoas podem adquirir ou mesmo trocar fantasias e, dessa forma, fazer circular, ao invés de consumir sem necessidade.

Cuidado na maquiagem

Carnaval sem brilho no corpo ou no rosto não existe, concordam? Que tal utilizar maquiagens com um glitter biodegradável, ao invés dos industrializados?
Sabia que os industrializados são compostos por microplásticos, responsáveis pela poluição de mais de 80% de nossos oceanos?

Pois é. Apesar de serem mais onerosos na questão de preços, acreditamos que vale a pena pensar em substituir. O investimento é imensurável, quando tratamos do nosso meio ambiente e de nossa saúde.

Alerta às pomadas modeladoras

Vocês devem ter acompanhado casos recentes de algumas marcas de pomadas modeladoras para tranças e penteados nos cabelos que deixaram muita gente até sem enxergar temporariamente. Então, opte por produtos atestados pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Há de concordar que saúde vem em primeiro lugar do que a beleza estética.

Prefira usar seu próprio copo

Para beber prefira utilizar seu próprio copo. Leve de casa. Imagina se em cada parada de bloco que você deseja seguir, decide usar um recipiente descartável? O resultado será um amontoado de copos descartáveis deixados para trás e que vão encher os lixões e quem sabe ficam até pelas ruas…

Bebida opte para as de lata

No quesito de bebidas, dê preferência àquelas embalagens em lata, pois além de serem reutilizáveis, rendem negócios e sustento para milhares de catadores pelo Brasil.

Dispense os canudinhos de plásticos

Tire de vez a ideia de usar canudinhos descartáveis de plástico nas bebidas. Com certeza, eles irão causar danos ao meio ambiente; Pelo mercado, já existem canudinhos à base de bambu, inox, entre outros materiais amigos do meio ambiente.

Então é isso. Até a próxima e brinquem o Carnaval com segurança e se possível, lembrem-se de cuidar do nosso entorno.
Sugestões para o e-mail: lucianacarneiroleao@gmail.com

*Coluna publicada originalmente no Jornal do Sertão PE, escrita pela editora do EJ, Luciana Leão.

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − seis =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram