Vivix Vidros Planos anuncia ampliação e passa a produzir vidros extras claros, específicos para placas fotovoltaicas

A Vivix Vidros Planos, uma das empresas do Grupo Cornélio Brennand, vai investir R$ 1,3 bilhão na ampliação de sua linha de produção. A nova unidade ficará ao lado da atual planta no município de Goiana, Mata Norte. O CEO do conglomerado, Henrique Lisboa, afirmou, durante assinatura de protocolo de intencões, nesta segunda-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas, que o investimento vai permitir que a empresa passe a fabricar vidros extras claros (utilizados em sistemas de placas solares).

CEO da Vivix, Henrique Lisboa, ao assinar protocolo de intenções para ampliação da unidade industrial, em Goiana. Foto: Aluísio Moreira/ SEI

Além das linhas já produzidas atualmente – vidros planos incolores, coloridos, espelhos, laminados, pintados e de proteção solar, os produtos fabricados nas duas plantas serão comercializados em todo o Brasil, além de uma parcela destinada à exportação. “É um investimento de alta tecnologia, que vai gerar muitos empregos na região. Com isso, você também capacita as pessoas para esse tipo de trabalho e traz mais tecnologia para o Estado”, ressaltou Henrique Lisboa.

Durante as obras serão gerados cerca de quatro mil empregos e, quando em atividade, as duas plantas juntas gerarão aproximadamente 600 empregos diretos e 2,4 mil indiretos. “A implantação dessa segunda linha de produção mostra a confiança de que investir em Pernambuco vale a pena. Temos uma infraestrutura adequada, benefícios fiscais que alcançam a todos e uma mão de obra que dá conta do recado”, destacou o governador Paulo Câmara.

Com a expansão, a empresa ampliará sua capacidade de produção para 1.900 toneladas/dia. De acordo com o presidente da Vivix Vidros Planos, as obras começam em dezembro deste ano, com previsão de conclusão em cerca de 30 meses.

Extra Claros e placas solares

Foto ilustrativa de um Sistema Solar Fotovoltaico

A tecnologia mencionada pelo executivo da Vivix é a aquisição de um novo forno que terá capacidade de produção equivalente a mil toneladas por dia, o maior do setor em operação no País e um dos maiores do mundo, segundo revelou o CEO, Henrique Lisboa.

A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos – Abravidro – indica que os vidros extra claros são os referenciais para o sistema de placas solares por apresentarem baixo teor de ferro. Isso acontece porque ele precisa oferecer máxima transparência, para que haja a maior passagem de luz possível.

Além de extra claros, devem ser temperados – para garantir a integridade do painel durante condições climáticas ruins, como chuvas de granizo, com espessuras bastante finas, o que facilita para facilitar a passagem da luz para as células fotovoltaicas, variando entre 2 e 4 mm, sem apresentação de qualquer tipo de ondulação

Gestão energética e sustentável

Como referência de gestão energética, a Vivix Vidros Planos, utiliza em seu processo produtivo a tecnologia L.E.M.™ (Low Energy Melter™), inédita no Brasil, que permite uma maior eficiência energética e a redução da emissão de gases de efeito estufa, em comparação com a média mundial das indústrias de vidros planos. A matriz energética utilizada para a fusão do vidro no processo produtivo é o gás natural, seguindo a politica nacional de mudanças climáticas, que sugere o uso de matrizes energéticas menos poluentes.

Para as demais etapas do processo produtivo e iluminação geral da fábrica, a Vivix consome energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como as oriundas de PCH´s e usinas de açúcar e álcool. O uso de lâmpadas de alta eficiência energética, a gestão de resíduos tanto de processo (caco de vidro) como de consumo (coleta seletiva) e a otimização da iluminação e ventilação natural também contribuem para tornar o processo ecoeficiente.

*Com informações da SEI/PE

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − nove =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram