A urgência de buscar e consolidar combustíveis reconhecidos como menos nocivos às emissões de gases de efeito estufa rumo à transição energética torna o estado de Sergipe, um hub de produção de gás natural para todo o Brasil.
Enquanto potencial produtor de gás e petróleo, Sergipe se destaca no cenário de transição energética como um local de grandes oportunidades e desenvolvimento.
O novo PAC contemplou o estado nordestino com um montante de R$ 136,6 bilhões.
Deste total, de acordo com o Governo Federal, haverá um investimento de R$ 109 bi destinados à área do petróleo e gás, que consolida Sergipe neste cenário.

“Essa alocação é estratégica e reafirma Sergipe como uma nova estrela no setor energético, destacando a relevância sergipana no mercado energético nacional e mundial”, assinala o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa.
Ambiente de Negócios e diálogo
Para acompanhar o desenvolvimento de negócios e atrair mais investimentos para o setor, não só referentes ao PAC como tudo que envolve a atração de empresas e o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe, o Governo está atualizando a legislação existente na área regulatória e tributária na busca da melhoria da infraestrutura do estado.
A intenção do Governo de Sergipe é atrair, por meio de investimentos, e recuperar distritos industriais existentes e criar novos espaços, de forma a facilitar a chegada de novos investidores.
Outro ponto em que o Governo do Estado tem atuado é na relação institucional com o Governo Federal, de forma a encontrar as melhores alternativas para execução dos projetos.
Para isso, o governador Fábio Mitidieri, tem dialogado pessoalmente com empresários, na atração de investimentos para Sergipe, recebendo aqueles que demonstram interesse em investir em Sergipe.
*Matéria produzida pela editora do EJ, Luciana Leão, para edição 201 da Revista Nordeste. O EJ é colaborador da Nordeste com a produção de conteúdos.