Porto Digital sedia lançamento nacional do Manifesto Marketing do Futuro

Na próxima quinta- feira (30), no cinema do Porto Digital, bairro do Recife, será lançado o Manifesto Nacional do Marketing do Futuro. A iniciativa é uma co- parceria de dois grandes nomes nacionais do setor: o cientista, professor e conselheiro de grandes empresas Silvio Meira, e a mestre em comunicação e consultora em marketing, Rosário Pompéia.

Também participam do lançamento nacional Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo, e Magaly Marinho, head de marketing e inovação das Tintas Iquine.

Os idealizadores do Manifesto irão apresentar um novo método de se fazer marketing no atual contexto econômico e da aceleração digital em curso.

Cases

As empresas convidadas já estão fazendo um marketing do futuro e irão apresentar a diversidade das experiências de se fazer inovação em marketing dentro de um grupo de mídia e de uma indústria de tinta.

Enquanto isso, Silvio Meira e Rosário Pompéia irão explanar sobre o contexto de ruptura vivenciado pelo marketing e as consequências para os mercados atuais.

“Observamos que as teorias que aprendemos em relação ao marketing não estão dando conta de toda a revolução que estamos passando pela aceleração do digital. É preciso que tudo seja retestado, incorporando novos componentes, que não são apenas a inteligência artificial, mas a estratégia do marketing junto ao negócio. Precisamos ir além do combo de criação de conteúdos, anúncios e inbound” , explica Rosário .

De acordo com Silvio Meira, construir o marketing do futuro exige mudanças estruturais nos departamentos de marketing das empresas. Ele demanda a criação de novas narrativas capazes de conectarem comunidades, tendo como pano de fundo uma troca significativa das antigas bases analógicas – ou analógicas digitalizadas – por um ambiente onde as pessoas estão no centro do negócio e redefinem, a todo tempo, não só o negócio, mas o mercado.

A iniciativa irá rodar todo o país com o intuito de criar uma mobilização nacional na comunidade dos negócios e do marketing brasileiro.

Algumas tendências apontadas no Manifesto:

✓No curto prazo, o esforço de marketing ficará mais caro com a inclusão de tecnologias, dados e maiores investimentos de empresas. No médio prazo, os custos irão cair e os retornos irão aumentar. Além disso, a pressão regulatória e os custos vão impossibilitar certos tipos de ações específicas. Será preciso criar ecossistemas para ter resultados.

✓Não teremos influenciadores como hoje. As narrativas serão co-criadas por um conjunto de pessoas e iremos perder a noção de quem as criou. Os robôs e a inteligência artificial também estão aí pra isso.

✓O espaço físico ganha relevância, cada vez mais, no marketing, se tornando o locus mais efetivo para captação de muitos tipos de leads.

✓O termo audiência cairá em desuso. O que iremos fazer é medir as ações que as nossas campanhas causaram e a ação correspondente, para impulsionar o movimento de rede.

Serviço:

Dia: 30 de março (quinta-feira)

Local: Porto Digital, Recife

Hora: 15h ( horário Brasília)

Link do evento: https://bit.ly/mdflive

O Manifesto estará disponível, a partir do dia 30 de março, no site https://marketingdofuturo.org/

 

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 13 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram