Pernambuco terá 5ª dose contra Covid para idosos acima de 80 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) decidiu, em conjunto com gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na manhã desta segunda-feira (21/11), aplicar uma quinta dose (terceira dose de reforço) da vacina contra a doença nas pessoas com 80 anos ou mais. A estimativa aponta que, em Pernambuco, 264 mil pessoas estejam nessa faixa etária.

A definição foi balizada pela indicação dos especialistas membros do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação, além do último levantamento técnico da pasta, que apontou grande percentual de pacientes maiores de 80 anos entre os internados pela Covid-19 nos leitos de terapia intensiva e enfermaria nas unidades de saúde pernambucanas.

“Considerando que os idosos acima de 80 anos sofrem com a imunossenescência, perda progressiva da imunidade associada ao avanço da idade, o que é um grande fator de risco para adoecimentos graves pela Covid-19, Pernambuco decide, neste momento, autorizar a aplicação de uma terceira dose de reforço nesta população, garantindo, assim, uma proteção mais robusta aos nossos idosos. Sabemos, também, que o cenário atual aponta uma falta de disponibilidade, por parte do governo federal, de imunizantes que atendam toda a população”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Subvariantes da Ômicron

Outro fator importante para a decisão foi a confirmação, nas últimas semanas, da circulação da BQ.1 e da XBB, subvariantes da Ômicron, linhagem da Covid-19, em território pernambucano. “As subvariantes da Ômicron são especialmente mais evasivas para a resposta imune das vacinas já administradas na população. O ideal seria que já tivéssemos disponíveis no Brasil as vacinas bivalentes que incluem, ao menos, as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron.

Coronavac para crianças

Após um período de hiato por parte do Ministério da Saúde, Pernambuco deve receber, na tarde desta terça-feira (22/11), um lote com 40 mil doses de Coronavac destinadas para a faixa etária de 3 e 4 anos de idade. A nova remessa será enviada para as Geres na quarta (23), junto com os lotes de Pfizer destinados à quinta dose dos idosos.

Durante reunião da CIB nesta segunda, a Secretaria voltou a alertar os gestores municipais sobre a importância de organizar o estoque, garantindo a correta administração das doses, uma vez que o recebimento de imunizantes da Coronavac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal desde o primeiro semestre deste ano.

Antivirais para Covid

Também foi pactuado na reunião da CIB os critérios para distribuição e dispensação no Estado de 2.045 kits do antiviral nirmatrelvir + ritonavir, medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde para tratamento, em caráter experimental, da Covid-19.

*Com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE)

Foto destaque: Miva Filho / SES-PE

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 2 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram