O Empreendedorismo Feminino no Sertão

Na zona rural de Petrolina – Pernambuco, no Sítio Baixa do Tatu, nas proximidades do Povoado de Caititu, a 95 quilômetros da área urbana, encontra-se a “Agrodoce – Baixa do Tatu“, uma pequena agroindústria especializada no processamento de uma variedade de frutas.

A agroindústria é formada por sete mulheres que colaboram para o beneficiamento de diversas frutas, como o Umbu (Spondias tuberosa L.), Mamão (Carica papaya), Acerola (Malpighia emarginata), Maracujá (Passiflora edulis), Goiaba (Psidium guajava), e Tamarindo (Tamarindus indica). Elas se dedicam à produção de deliciosos doces, geleias, licores e polpas.

Produtos da Agrodoce, pequena indústria formada por sete mulheres sertanejas. Foto: Divulgação

Estratégias para empreender

Para viabilizar a construção do empreendimento e a aquisição dos equipamentos de produção, foram adotadas diversas estratégias de captação de recursos, como, sorteios, leilões e empréstimos bancários, bem como a obtenção de doações e recursos governamentais, além da venda dos produtos fabricados.

A comercialização dos produtos ocorre em diversos canais, como na própria agroindústria, na associação das mulheres agricultoras familiares da localidade, participação em eventos agropecuários, presença em feiras-livres, entrega por meio de serviço delivery, e por meio das redes sociais Instagram e Facebook, bem como pelo WhatsApp.

Exposição de produtos em uma feira de agropecuária. Foto: Divulgação

Mais do que apenas a produção de doces, geleias, licores e polpas, a Agrodoce – Baixa do Tatu tem como objetivo proporcionar prazer, qualidade e um sabor autenticamente nordestino. Além disso, busca valorizar a comunidade, a agricultura familiar e o uso de matéria-prima local.

Serviço

Instagram e Facebook: @agrodocebaixadotatu

Celular/WhatsApp: (87) 9 8160-1168

Please follow and like us:

Aluisio Sampaio

Aluísio Sampaio é Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialista em Indústria 4.0 pela POLI/UPE e graduado em Computação pela (UFRPE), e Administração (UNOPAR).

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram