NFT e a Indústria da Música

Em 2021, o mercado de arte digital foi completamente interrompido pela tecnologia NFT, que se espalhou no setor de entretenimento. O próximo a aderir à tecnologia blockchain dos tokens não fungíveis será o setor da indústria da música.

A transformação já está em curso. Os NFTs na indústria da música estão capacitando os artistas, que agora têm a capacidade de vender seus álbuns diretamente aos fãs, sem intermediários. Como os donos dos NFTs são facilmente identificáveis, os artistas podem também estreitar seus laços com seus maiores fãs.

Por exemplo, um artista pode oferecer aos detentores de seu NFT o acesso a conteúdos ou eventos exclusivos; também pode criar grupos de conversação privados ou até mesmo distribuir parte de sua estratégia de streaming…

Como você pode ver, as possibilidades são infinitas.

Projeto piloto no Spotify

Streaming de música testa recurso para artistas promover seus NFTs. Foto: Reprodução Internet

O Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música, está testando um novo recurso que permite aos artistas promover seus NFTs na plataforma.

Por se tratar de uma fase experimental, poucos músicos ainda podem usufruir dessa comodidade.

Apesar de ainda não ser um mercado com amplitude no Brasil, muitas estrelas pelo mundo possuem e vendem tokens não fungíveis em diferentes plataformas. Entre eles, temos 3LAU, Kings of Leon, Tory Lanez ou Steve Aoki.

Para quem é conectado às novidades no Spotify, desde 2021,  a plataforma de streaming havia deixado um recado para seus usuários na compilação dos títulos do ano.

Isso já sugeria a possibilidade de a plataforma entrar em tokens não fungíveis (NFTs).

A adição do recurso que permite às estrelas promover seus NFTs no Spotify funciona, portanto, como uma resposta para essa dúvida.

Em breve, acredito, outro gigante digital vai integrar NFTs em seu aplicativo.  Recentemente, o Instagram também anunciou uma fase de testes com criadores e usuários baseados nos Estados Unidos. Essas pessoas selecionadas poderão compartilhar seus tokens no feed, story ou mensagens da rede social.

Sem dúvida, uma boa notícia para o mundo infinito dos NFT’s.

 

*Everton Cruz é CEO da Mooh!Tech

Email de contato: everton.cruz@moohtech.com

Please follow and like us:

Everton Cruz

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 15 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram