Justiça retoma julgamento dos réus de Dom e Bruno

O julgamento dos réus pela morte do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira será retomado pela Justiça Federal nesta quinta-feira (20).

Serão ouvidas cinco testemunhas nesta nova audiência. Uma outra sessão está marcada para o dia 27, na próxima semana, na qual será realizado o interrogatório de Amarildo da Costa Oliveira, conhecido por “Pelado”, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”.

Adiamentos

Após vários adiamentos desde maio, o caso teve sua primeira audiência no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) na última segunda-feira (17), no Fórum da Justiça Federal, em Tabatinga, distante pouco mais de 1.100 quilômetros de Manaus.

Relembre o caso

Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos pela última vez em 5 de junho do ano passado na comunidade de São Rafael.

De lá, seguiram para Atalaia do Norte, navegando pelo rio Itacoaí, região do Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, mas nunca chegaram ao destino.

Dez dias depois, em 15 de junho de 2022, os restos mortais dos dois foram encontrados. Segundo laudo da Polícia Federal, Dom foi baleado no tórax, enquanto Bruno foi alvejado por três tiros, um na cabeça e dois no tórax. Os corpos foram esquartejados, queimados e enterrados.

Investigação

Bruno e Dom investigavam crimes socioambientais no Vale do Javari. O correspondente do jornal britânico The Guardian pretendia publicar um livro relatando as histórias de defensores da floresta amazônica e dos direitos indígenas.

 

*Com informações da CNN e agência Brasil

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram