Guerra da Rússia e Ucrânia: ONU adota nova resolução contra Rússia

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Timor-Leste votaram a favor da resolução; Moçambique se absteve e São Tomé e Príncipe não votou; resolução do órgão é a quarta sobre a Ucrânia desde que iniciou a guerra com a Rússia há oito meses.

Após três dias de sessão da Assembleia Geral, os Estados-membros adotaram a resolução condenando anexações de regiões da Ucrânia pela Rússia. Foram 143 votos a favor, cinco contra e 35 abstenções.

A maioria dos países de língua portuguesa votou a favor, Moçambique se absteve e São Tomé e Príncipe ficou ausente da votação.

Moscou

No total, 86 Estados-membros discursaram no evento iniciado na segunda-feira (10).

A sessão final teve os dois terços requeridos para a adoção da quarta resolução sobre a Ucrânia desde a invasão russa em 24 de fevereiro.

A resolução, não juridicamente vinculativa, condena a “tentativa de anexação ilegal” a quatro regiões ucranianas e exige que Moscou reverta de imediato suas ações.

A 11ª. Sessão Especial de Emergência sobre a invasão russa na Ucrânia aconteceu após a votação do Conselho de Segurança sobre a ilegalidade dos referendos realizados pela Rússia para anexar quatro áreas ucranianas, no fim de setembro. A votação terminou com o veto da Rússia. As resoluções do órgão são juridicamente vinculativas.

Fonte: ONU News

Foto destaque: UN Photo/Rick Bajornas

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 17 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram