Fisioterapeuta dá dicas de prevenir lesões no Carnaval

Carnaval é sinônimo de alegria, de música, folclore e dança. E, passados dois anos, sem poder brincar a festa, por conta da pandemia da Covid19, os foliões apaixonados pela época estão ansiosos pela sua chegada.

Mas, além da brincadeira, é preciso tomar cuidado com a saúde. A coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Central do Recife (FACEN) Alessandra Boaviagem sugere algumas dicas para quem cair na folia e, especialmente, para quem gosta de se soltar nos passos do frevo, dos maracatus, do samba, entre outras danças típicas da festa popular.

Alongamento

Alongue-se durante o carnaval.

Antes de qualquer esforço físico, é prudente que você realize exercícios de alongamento em regiões que terão maior impacto durante a folia: lombar (coluna), pés, pernas e coxas.

 “Alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ele proporciona mais agilidade, elasticidade e previne lesões. O que é muito importante na folia”, pontua a fisioterapeuta.

Fortalecimento muscular

Um treino de mobilidade funcional, com atenção aos membros inferiores, como pernas, pés e coxas, onde o impacto com a brincadeira pode ocasionar em lesões musculares, deve estar no radar dos foliões.

O preparo físico é importante, independente do período momesco, lembra a fisioterapeuta.

“Os exercícios de mobilidade têm a função de melhorar a capacidade das articulações para realização dos movimentos funcionais e devem ser feitos todos os dias. Uma caminhada de 15 a 20 minutos é um exercício de mobilidade funcional, por exemplo. E são extremamente importantes para os passos de frevo e maracatu, por exemplo, diminuindo as chances de dores”.

Respirar sempre

Alessandra também alerta para os exercícios respiratórios, já que em grande parte os ambientes estarão lotados de pessoas, o que pode causar algum desconforto.

Conforto

Utilize calçados confortáveis e firmes

“Aposte no tênis como o melhor calçado para o carnaval. Por isso, escolha um par que seja confortável, não crie calos ou machuque seus pés para não provocar dores musculares”.

Há de se alertar que os pés carregam todo o peso do corpo, além de serem essenciais para o seu equilíbrio.

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Luciana Leão

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