Embrapa lança livro sobre Agricultura de baixo carbono

A Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) acaba de lançar o livro ‘Agricultura de baixa emissão de carbono em regiões semiáridas – Experiência brasileira’. A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Virtual da Embrapa.

O livro descreve algumas estratégias e práticas agrícolas que podem ser utilizadas como tecnologias de baixa emissão de carbono e contribuem para a construção de agroecossistemas sustentáveis.

A publicação, que tem como editoras técnicas as pesquisdadoras Vanderlise Giongo, da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), e Francislene Angelotti, da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), reúne 45 autoras e autores de seis Unidades da Embrapa e instituições parceiras.

Os segredos da gliricídia

O capítulo 9, intitulado ‘Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta para o Semiárido’, escrito em conjunto com o pesquisador Rafael Dantas, da Embrapa Semiárido, tem coautoria dos pesquisadores José Henrique Rangel, Evandro Muniz e Ubiratan Piovezan, além do analista Samuel Souza.

A gliricídia (Gliricidia sepium) é uma leguminosa arbórea utilizada como forragem, para reflorestamento, adubação verde, cercas vivas, entre outros usos

No capítulo, os autores contextualizam e caracterizam as regiões do Semiárido e Agreste e conceituam, apontam a importância, os benefícios e a viabilidade dos sistemas ILPF para o Nordeste, destacando a leguminosa gliricídia como componente importante no desenho desses sistemas integrados adaptados à região.

A chefe-geral da Embrapa Semiárido, Auxiliadora Lima, destaca que, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas no Semiárido, o livro traz análise e elementos para a proposição de políticas públicas, associadas à necessidade de aumentar a capacidade adaptativa e mitigatória da sociedade e da economia regional diante das mudanças climáticas.

“Essas informações e o avanço do conhecimento contextualizado que foram reunidos neste livro poderão contribuir para o fortalecimento da capacidade de condução de sistemas agrícolas sustentáveis em regiões semiáridas para fazer frente aos cenários climáticos”, conclui.

Para download do livro completo clique aqui

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + onze =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram