Distantes sim, Desconectados não!

Nesse sábado (12) comemora-se o dia do diretor e da diretora escolar. Escola de Cabrobó no sertão do São Francisco, em Pernambuco,  está entre as melhores do mundo pelo exemplo na gestão escolar pública

São 531 quilômetros de distância da capital pernambucana, e mais alguns milhares de onde a Escola de Referência em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos, de Cabrobó, no sertão do São Francisco, fez história para o mundo: a unidade escolar ficou com a vice-liderança no prêmio Melhores Escolas do Mundo, em inglês, World Best School Prize, na categoria “superação de adversidades”, com o projeto “Distantes sim, desconectados não!“.

Organizada pela instituição britânica T4 Education, em parceria com Fundação Lemann, Fundação Templeton World Charity, Accenture, American Express e Yayasan Hasana, a premiação é dividida em cinco categorias: inovação, colaboração comunitária, ação ambiental, superação da adversidade e apoio a vidas saudáveis.

Leia mais sobre a temática educacional :Quando a educação supera preconceitos

Contrariando todas as expectativas, a vice-liderança para a instituição veio na categoria “superação de adversidades”  com o projeto “Distantes sim, desconectados não!”, resultado da iniciativa da diretora Elineide Fernandes, que está há menos de dois anos na gestão da unidade.

Diretora Elineide Fernandes, que está há menos de dois anos na gestão da unidade. Foto: arquivo pessoal

“O gestor precisa acolher a comunidade e precisa ter um olhar completo do ambiente onde ele está direcionando as atividades. Para que os projetos aconteçam, para que a aprendizagem aconteça, o gestor precisa ser a pessoa que incentiva, que motiva, que fomenta esses projetos, esse acontecimentos que trazem a transformação dentro da escola“, comentou a diretora Elineide Fernandes.

Educadores, sim

Enem começa neste domingo (13) com prova de redação

Segundo o Ministério da Educação (MEC) são 162 mil diretores e diretoras de escolas no Brasil atualmente, mas apenas uma pequena parcela com capacitação para o cargo. Só 10% desse total têm curso de formação continuada em gestão escolar, como mostra o Censo Escolar de 2021.

“A falta de formação específica dos diretores tem fragilizado a construção de projetos políticos-pedagógicos focados nas aprendizagens e no desenvolvimento dos estudantes, pois é necessário ter conhecimentos sobre a gestão escolar”, avalia a coordenadora pedagógica Angela Lopes.

Segundo a pedagoga, a consolidação de espaços de formação para diretores se torna fundamental para o fortalecimento dessas práticas, baseados em princípios democráticos, no conhecimento de dimensões e ferramentas da gestão escolar, na constituição e consolidação de equipes mais colaborativas e ainda no fortalecimento da articulação com a comunidade escolar.

Para o secretário municipal de educação de Cabrobó, Pedro Kaio, um bom gestor escolar se faz com mais do que competência pedagógica e profissional. Kaio opina que a emoção de ser educador, a competência sócio emocional são características fundamentais na construção dessa carreira.

“O professor no chão da sala de aula e o gestor na ponta da escola para receber a gama de situações e ser capaz de conciliar um trabalho pedagógico, burocrático, de prestação de contas e uma gama de situações que só quem já esteve nessa situação entende”, avalia o dirigente, que ainda ressalta ser fundamental preparar esses profissionais para ocuparem os cargos.

O sucesso da metodologia implantada na Escola Fundamental Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó, muito se deve com base no programa de habilidades, na gestão democrática e também no planejamento estratégico.

O trabalho com a minha equipe, usa a tabela FOFA: de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, nas quais a gente pode, sim, estar direcionando e otimizando o perfil de um gestor, de um coordenador, de uma secretaria como um todo“, conclui.

*Com informações do Brasil 61 e Secretaria Municipal de Educação de Cabrobó

Foto destaque: Arquivo pessoal da Escola Fundamental Evandro Ferreira dos Santos

 

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + catorze =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram