Como encontrar oportunidades em tempos incertos

Estudo da Deloitte mostra que, em meio às instabilidades do cenário econômico, profissionais de marketing contam com avanços em tecnologia e maior foco do consumidor na sustentabilidade para impulsionar o crescimento das marcas.

De conflitos geopolíticos a instabilidades econômicas e mudanças climáticas, as lideranças de Marketing estão enfrentando uma série de desafios externos.

Essa é uma das conclusões do relatório “Global Marketing Trends 2023”, da Deloitte. O estudo traz uma análise sobre o cenário de mudanças que CMOs vêm enfrentando, ao mesmo tempo em que apresenta abordagens que podem ajudar a impulsionar os negócios.

Elaborado a partir de pesquisas e conversas aprofundadas com mais de 1.000 executivos da alta liderança, o estudo se concentra em quatro tendências que devem nortear as ações as marcas nos próximos 12 meses:

  • Enfrentando a instabilidade econômica com investimentos em marketing
  • Esforços internos em direção à sustentabilidade
  • Criatividade como motor para o crescimento
  • Novas tecnologias que precisam entrar no radar de CMOs

Explore as tendências

Os CMO’s entrevistados estão priorizando novas tecnologias, mercados em expansão e personalização do cliente para que suas marcas resistam e prosperem nesses tempos incertos.

 >75% dos profissionais de marketing mais preocupados com a instabilidade econômica estão respondendo a este cenário com uma mentalidade de investimento.

À medida que os consumidores enfatizam a sustentabilidade como critério essencial para escolher uma marca, profissionais de marketing reconhecem a importância de trabalhar a equidade e o impacto ambiental também internamente.

  > 86% dos profissionais de marketing pesquisados estão implementando iniciativas de sustentabilidade voltadas para o mercado interno.

Entre as marcas de alto crescimento pesquisadas, são comuns os processos e mindset que incentiva a criatividade, a tomada de riscos e a colaboração cross-funcional.

>89% das marcas de alto crescimento concordam que seu sucesso a longo prazo depende de sua capacidade de estimular a criatividade.

Tecnologias em ascensão precisam ser observadas

A adoção de tecnologias emergentes pode criar vantagens competitivas, e os profissionais de marketing estão olhando para o metaverso e o blockchain como tendências promissoras.

>84% das marcas pesquisadas se envolverão com o metaverso nos próximos dois anos.

 

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Luciana Leão

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