Um Telecom investe em Data Center no Parqtel, em Recife

O anúncio da implantação de um data center da empresa Um Telecom vai dar um UP grade ao Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), localizado no Recife, que tem como um dos objetivos o desenvolvimento empresarial e tecnológico do Estado.

O centro de processamento de dados vai contar com investimentos de R$ 150 milhões no projeto, composto por três fases, no prazo total de dez anos.

Inicialmente, estão previstos R$ 40 milhões em investimentos, com a geração de 64 empregos diretos e qualificados depois de concluído. A primeira etapa terá obras iniciadas ainda neste ano e a conclusão está prevista para o final de 2023.

“Estamos felizes de assinar este memorando de intenções com a Um Telecom, que vai gerar emprego, renda e, acima de tudo, vai nos dotar de uma infraestrutura adequada para ajudar as empresas e repartições públicas pernambucanas, com velocidade, agilidade e, acima de tudo, segurança”, pontuou o governador Paulo Câmara, em cerimônia de assinatura nesta quarta-feira(31), no Palácio do Campo das Princesas.

Centro avançado 

O Data Center da Um Telecom será o primeiro comercial de classificação TIER 3 de Pernambuco. Essa categorização diz respeito a critérios avançados, sobretudo de redundância de energia, segurança, climatização e telecomunicações.

O centro de processamento de dados é o local onde são instalados computadores servidores que processam as principais aplicações das empresas, além de armazenarem seus conteúdos. Também é onde as grandes empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Amazon, instalam suas infraestruturas de computação em nuvem e seus repositórios de conteúdos digitais.

“Pernambuco é reconhecido mundialmente por ser um polo tecnológico, com o Porto Digital. O Data Center TIER 3 vem contribuir para a transmissão e armazenamento, a fim de ampliar o desenvolvimento tecnológico do Estado. Com esse novo equipamento, iremos mudar a realidade da forma da distribuição de conteúdo digital no Nordeste”, avaliou o CEO da Um Telecom, Rui Gomes.

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram