Um clássico de Gilberto Freyre em versão de quadrinhos

Uma adaptação de um clássico do pernambucano Gilberto Freyre ‘Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil’ recebeu uma adaptação inusitada em formato de quadrinhos.

Obra clássica de Gilberto Freyre recebe versão em quadrinhos. Foto: Reprodução Internet

A releitura em quadrinhos recebe o título de ‘Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar’, e seu lançamento aconteceu no dia 07 de dezembro, no Espaço Cultural da Fundação Gilberto Freyre, no bairro de Casa Forte, zona Oeste do Recife.

Projeto e parcerias

O projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação Gilberto Freyre (FGF) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), e teve patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

A narração em quadrinhos

À frente do projeto, o jornalista Roberto Beltrão, que coordenou o trabalho de adaptação do livro; o quadrinista Luciano Félix, que buscou traços regionais com estética baseada na xilogravura; e o roteirista André Balaio.

Na página do Facebook da Fundação Gilberto Freyre, o trio registrou que não foi fácil trazer uma linguagem moderna para um livro escrito em 1937. “Mas Gilberto sempre esteve à frente do seu tempo”, destacou Beltrão.

No clássico livro de Freyre, escrito em 1937, o sociólogo presenteia os leitores  sua visão à época de temáticas ligadas ao meio ambiente, a devastação das matas, a preservação da fauna, entre outros.

Memórias afetivas

No lançamento, o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Fernando Freyre Filho, enalteceu a preciosidade da nova releitura do clássico. É uma preciosidade!”, definiu o presidente da FGF, Fernando Freyre Filho.

“Sinto-me honrado por estar na presidência da FGF nesse momento tão especial de valorização e modernização da obra de meu avô”, disse emocionado.

O livro não será vendido nesta edição. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas de escolas e de universidades dos cursos de engenharia em Pernambuco.

‘Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar’ é o terceiro livro de obras de Gilberto Freyre revisitadas em versão para quadrinhos. Os outros dois foram: ‘Casa-Grande & Senzala em Quadrinhos’ e ‘Algumas Assombrações do Recife Velho’.

 

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram