Recife ganha prêmio como cidade mais inovadora

Recife foi a grande vencedora do Prêmio Nacional da Associação das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) Awards 2022.

A capital pernambucana ficou em primeiro lugar no ranking geral e na categoria de municípios com mais de 500 mil habitantes. O prêmio tem como objetivo reconhecer as cidades e iniciativas com o melhor desempenho na gestão da área de Tecnologia da Informação.

Promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), a premiação ocorreu no final da tarde de quarta-feira (30), durante o Smart Gov Brasil, em São Paulo (SP), contando com a participação de mais de 100 municípios que submeteram seus diferenciais inovadores e tecnológicos.

Inovação

As iniciativas digitais e tecnológicas do Recife foram o grande destaque da premiação, superando cidades como Vitória, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Além dos prêmios concedidos para a capital, outro município pernambucano foi destaque em mais uma categoria: Petrolina. A cidade sertaneja conquistou o quinto lugar no ranking de cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes.

O resultado considerou a combinação de respostas e indicadores de fontes oficiais sobre as ações promovidas em cada cidade na área de TI.

O presidente da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), Bernardo D’Almeida, que representou a capital pernambucana no evento, disse que o primeiro lugar no ranking mostra o foco da gestão municipal na melhoria da qualidade da prestação do serviço ao cidadão.

“O Recife transversaliza a tecnologia para todas as áreas de atendimento ao cidadão, contando, atualmente, com 55% da sua carta de serviços já digitalizados. Vamos ampliar e chegar a 100% em um modelo figital (físico com digital)”, enfatizou.

Transformação digital

O presidente da Anciti, Leandro Garcia, pontuou que o reconhecimento é uma forma de valorizar as cidades que vêm empreendendo esforços para transformar digitalmente a sua realidade.

“Este é um primeiro passo para olharmos para as peculiaridades de cada município. Dessa forma, podemos valorizar conquistas que muitas vezes estão isoladas e que, no entanto, são o embrião para transformações profundas e duradouras. Nosso prêmio quer impulsionar ainda mais o que já vem sendo implementado Brasil afora”, apontou Garcia.

“As cidades brasileiras estão investindo constantemente em novas soluções tecnológicas e com o Anciti Awards 2022, temos a oportunidade de iniciar o mapeamento desses avanços”, comentou a diretora de Parcerias da Anciti, Letícia Batistela.

Ranking

No ranking geral, os cinco primeiros lugares ficaram para Recife, Vitória, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, respectivamente.

Na categoria cidades acima de 500 mil habitantes, os vencedores foram Recife, São Paulo, ICI-Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

No ranking de cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes, saíram vencedoras Vitória, Cariacica, Jundiaí, Maringá e Petrolina.

Na categoria em municípios com menos de 100 mil habitantes, os ganhadores foram Lajeado, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Jacarezinho e Pirapora.

Eixos de atuação

Também houve premiação por eixos de atuação. Na categoria fomento a empresas de base tecnológica e desenvolvimento do setor, Santa Rita do Sapucaí saiu vencedora.

Já em tecnologias de gestão e serviços digitais ao cidadão: Tangará da Serra foi a cidade premiada; em áreas finalísticas e inclusão digital, Belo Horizonte; governança e planejamento estratégico em TI, Juiz de Fora; e infraestrutura em TI, Betim.

*Com informações da Anciti

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 20 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram