Pernambuco terá 1º Prêmio de Jornalismo Cooperativista

O Escritório de Jornalismo e Consultoria em Comunicação participou, por meio de sua fundadora e jornalista Luciana Leão, atual editora Executiva do Jornal do Sertão PE, ao lançamento do Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, na última terça-feira (05/10), à noite.

A iniciativa, segundo explicou o presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira  tem como objetivo reconhecer e premiar as melhores matérias e reportagens sobre o cooperativismo estadual. Na oportunidade, foram apresentadas todas as informações referentes ao concurso, incluindo critérios de classificação e premiação.

A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira. Estiveram presentes, além dos representantes de veículos de Pernambuco, de São Paulo e do Rio de Janeiro, o presidente da Unimed Caruaru, Pedro Melo, e o coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo, que junto a Malaquias Ancelmo, integra o Conselho Nacional de Comunicação.

Objetivo e temas

A iniciativa busca reconhecer e valorizar matérias e reportagens sobre o cooperativismo, escritas por jornalistas que atuam em veículos de comunicação voltados ao grande público (blogs, mídia impressa, rádio, TV) ou em assessorias de cooperativas. Os jornalistas deverão escolher um dos seguintes temas para trabalhar: “O Desenvolvimento do Cooperativismo em Pernambuco” ou “O Cooperativismo Transformando Vidas”.

Como vai funcionar

Essa é a primeira edição do prêmio, que teve como inspiração a iniciativa realizada pelo Sistema Ocepar há 17 anos. “Gostaríamos de parabenizar o Sistema OCB/PE pelo lançamento e desejar todo o sucesso e vida longa ao prêmio. Essa é uma ação muito importante para valorizar o trabalho do cooperativismo e divulgar o segmento”, frisou o coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo.

O concurso contemplará quatro categorias: Jornalismo Impresso Digital; Telejornalismo; Radiojornalismo; e Jornalismo Cooperativo. Esta última categoria é destinada, exclusivamente, para jornalistas que atuam em cooperativas, sejam contratados ou terceirizados. Os três classificados de cada categoria receberão vaga em programa de inovação do Sescoop/PE e os vencedores firmarão um contrato com o Sistema OCB/PE no valor líquido de R$ 2.500,00, para cada categoria, e receberão troféu alusivo. Podem participar do concurso, jornalistas de todo o Brasil, desde que o material inscrito utilize, como fonte, pelo menos, uma cooperativa pernambucana.

Exigências

Outro requisito a ser observado é que as fontes, nas matérias, devem contemplar somente cooperativas regulares, ou seja, devidamente registradas na OCB/PE e em dia com suas obrigações legais. Isso assegura que os jornalistas dêem visibilidade a empresas cooperativas que cumprem a legislação, contribuindo para que a informação levada ao público seja de fonte confiável e legal. Para saber se uma cooperativa é regular, os jornalistas poderão entrar em contato com o Sistema OCB/PE, a qualquer tempo, pelo contato (81) 3032-8313.

Fonte: Sistema OCB/PE

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − seis =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram