Pernambuco perde posições no ranking geral de competitividade

Apesar de ter pedido uma posição geral em relação a 2022 no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2023 realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Pernambuco se destaca em pilares como inovação (8º) infraestrutura , ocupando a 10ª posição nacional, e sustentabilidade ambiental e social (15ª) entre as 27 federações analisadas.

A governadora Raquel Lyra esteve presente ao  lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2023, que ocorreu em Brasília, durante o XII Congresso CONSAD de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 “De acordo com os dados do ano passado, Pernambuco caiu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados, saindo do 15° para o 16° lugar. Seguimos trabalhando com o desafio de fazer a mudança e colocar nosso Estado nos melhores indicadores”, ressaltou a chefe do Executivo.

Os maiores desafios do Estado estão concentrados nos eixos: Solidez Fiscal; Segurança Pública (caiu três posições e ocupa a 25ª entre os estados federativos); Capital Humano (perdeu 17 posições); Na camada ESG do Ranking dos Estados ocupa a 14ª posição geral.

Nordeste

No Nordeste,  o estado que mais perdeu posições foi a Bahia, que saiu da 17ª para a 24ª colocação em 2023.

O melhor estado das regiões Norte e Nordeste é o Ceará, na 12ª posição, porém, nenhum dos nove estados da Região encontra-se entre os 10 mais competitivos no Brasil.

Na região , seis tiveram queda. A maior delas na Bahia, que indicou do 17º para a 24ª. Paraíba (13ª) posição, Alagoas (14º), Pernambuco (16º) e Rio Grande do Norte (23) vieram a seguir. O Ceará manteve a liderança regional subindo para 12º lugar, seguido de Sergipe (19º), Piauí (22º e o Maranhão de penúltimo (26º) lugar em 2021 para o 21º em 2022.

Nacional

Os resultados dos Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios do CLP foram divulgados nesta quarta-feira (23).

Na performance nacional, assim como nas últimas nove edições, São Paulo segue na 1ª colocação do Ranking de Competitividade dos Estados. Do mesmo modo, Santa Catarina permanece na 2ª posição.

O mesmo acontece com Paraná e Distrito Federal, que seguem na 3ª e 4ª colocações, respectivamente. O Rio Grande do Sul voltou ao top-5, enquanto Minas Gerais chegou à 6ª posição, assim como nos levantamentos de 2017 e 2018.

Já o estado de Goiás atingiu sua melhor posição da história, na sétima colocação, assim como o Maranhão, que chegou à 21ª posição, o Pará, que conquistou a 20ª colocação, e Tocantins, na 15ª posição.

Competitividade dos Municípios

Florianópolis-SC é a cidade mais competitiva do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023. Essa é a primeira vez que uma capital ocupa a primeira colocação do levantamento, que desde 2020 vinha sendo liderado por Barueri-SP.

Dos cem primeiros colocados do levantamento 98 pertencem às regiões Sul e Sudeste. Na região Sul, além da capital catarinense, os municípios de Porto Alegre-RS (4ª colocação) e Curitiba-PR (6ª colocação) também se encontram entre os dez mais competitivos do país.

Já o Sudeste concentra das 10 cidades mais competitivas do país, incluindo a segunda colocada São Paulo-SP, seguida por Barueri-SP (3º colocação) e São Caetano do Sul-SP (5ª colocação). Na sequência, Campinas-SP, Vitória-ES, Santana de Parnaíba-SP e Santos completam a lista.

Recife é destaque

Fora do eixo Sul-Sudeste, Recife-PE foi o principal destaque do país, na 37ª colocação (crescimento de 45 posições em relação a 2022).

Na sequência, Fortaleza-CE aparece na 134ª colocação (queda de 9 posições) e Sobral-CE na 136ª posição (aumento de 18 colocações) são os destaques da região Nordeste.

Pelo segundo ano consecutivo o município mais bem colocado da região Norte é Palmas-TO, em 124º lugar. Por fim, Campo Grande-MT é o município da região Centro-Oeste com o melhor desempenho no ranking geral, ocupando a 92ª colocação (queda de 3 posições em relação a 2022).

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − treze =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram