Manifesto pela Transnordestina

Mais de 20 entidades de representação da indústria, comércio, agricultura, tecnologia e serviços, entregaram a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, na manhã desta segunda-feira (17) manifesto que solicita a inclusão do trecho Salgueiro-Porto de Suape, na Transnordestina, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.

Foto: Miva Filho/Secom-P

Para todo o setor produtivo pernambucano, a expectativa é de que a conclusão da obra acelere a melhoria do ambiente de negócios no estado.

“A FIEPE sempre procura as pautas que provocam o desenvolvimento e o progresso de Pernambuco. É importante olhar o mapa ferroviário brasileiro, porque se não houver esse trecho de Pernambuco, será um grande vazio no Nordeste, prejudicando muito o desenvolvimento da região”, ressaltou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.

União

Governadora Raquel Lyra reforçou a importância da unidade política para inclusão do trecho de Salgueiro ao Porto de Suape, na Transnordestina. Foto: Miva Filho/Secom-PE

“Pernambuco está unido em torno da Transnordestina. Precisamos da conclusão da obra da Ferrovia para garantir que o nosso Estado volte a ter capacidade de investimentos, e que possa mudar a sua matriz econômica fazendo com que o Nordeste se reposicione para o Brasil com a sua localização geográfica e o seu potencial logístico”, destacou Raquel Lyra.

Eficiência na logística

A conexão direta entre o interior do estado e o Porto de Suape permitirá um fluxo mais rápido e eficiente de mercadorias, com menor dependência do transporte rodoviário.

O projeto, que já possui um percentual considerável de avanço físico, necessita de investimentos adicionais, cerca  de R$ 6 bilhões, para  garantir a sua conclusão e pleno funcionamento.

Com a inclusão no PAC III, será possível assegurar o aporte necessário para a retomada das obras e para a implementação de medidas que tragam a finalização em menor prazo.

O encontro foi realizado na sede da FIEPE, no bairro do Santo Amaro, no Recife, e foi liderado pelo Grupo Atitude, Amcham-Recife.

Contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, de parte da bancada de deputados federais e estaduais pernambucanos, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão (PT), além de secretários estaduais, e outras lideranças locais, como o ex- senador Armando Monteiro.

 

Foto destaque: Miva Filho/Secom-PE

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 12 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram