Itep faz raio-x sobre o meio-ambiente em Fernando de Noronha

Técnicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) deram início a um estudo em Fernando de Noronha para a elaboração de instrumentos de gestão que promovam o desenvolvimento do arquipélago de caráter inclusivo, sustentável e equilibrado.
Neste primeiro momento, os profissionais  vão fazer análises sobre o meio ambiente e também farão o diagnóstico urbanístico e arquitetônico da zona urbana da ilha, através de um cadastro territorial.
Técnicos do Itep estão colhendo dados para compor o novo plano de gestão da Ilha. Foto: João Rocha

Normas a serem criadas

Com os dados e informações atualizados,  novas normas reguladoras para a Área de Proteção Ambiental (APA) do distrito devem ser criadas para fazerem parte do Plano de Gestão Sustentável Integrada, (PGSI), lançado em 2022.
O objetivo central do estudo é a conservação da natureza da ilha, que vai possibilitar também uma melhor qualidade de vida aos moradores, a partir do respeito e do convívio em harmonia com o meio ambiente.
A iniciativa é uma parceria entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) e Administração Distrital.
“O Plano de Gestão Sustentável Integrada irá trazer diversos ganhos para a ilha. Entre os diversos produtos gerados, o Cadastro Territorial Básico, objeto desse primeiro levantamento de informações, será de extrema importância para entendermos as características urbanísticas e arquitetônicas do distrito, bem como subsidiar as futuras propostas de soluções do plano”, disse Ramon Abelenda, gerente de Meio Ambiente do distrito.
Foto destaque: Ray Evllyn
Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − sete =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram