Dia mundial de limpeza mobiliza voluntários em Suape

Você sabia que o Brasil é o maior produtor de resíduos urbanos (lixo) da América Latina e Caribe? Pois é, notícia nada boa. E quem constata essa estatística é o estudo da International Solid Waste Association (ISWA), organização sem fins lucrativos que reúne profissionais do setor de resíduos sólidos.

E tem mais: no levantamento diz  que, até 2050, serão produzidas 3,4 bilhões de toneladas de lixo por ano. Isso representa cerca de 40% do que é jogado fora nas duas regiões. Para tentar mudar essa realidade, o World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza, mobiliza, pelo 5º ano consecutivo, segmentos da sociedade para a limpeza do planeta.

Agora , outra boa notícia: O Porto de Suape participa pela segunda vez da ação, na manhã deste sábado (17), engajando colaboradores e outros atores da comunidade portuária na iniciativa.

Nesta edição, o mutirão de limpeza acontece das 8h às 11h, e contemplará todos os cais e píeres do porto organizado, sob a coordenação da Autoridade Portuária. Os voluntários seguirão os protocolos sanitários estabelecidos para a área e estarão protegidos do sol com camisa de manga longa UV, chapéu e protetor solar.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, os colaboradores exercem a cidadania ao apoiarem a ação educativa.

Mais do que uma limpeza ambiental, o evento representa uma oportunidade para que cada voluntário faça uma reflexão acerca dos hábitos que podem ser mudados. A manutenção de um ecossistema saudável só é possível com a participação e o engajamento de todos”, reforçou Cavalcanti.

A ação #EuCuidoDoMeuQuadrado (#ITakeCareOfMySpace), é liderada pela parceria entre o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e a Teoria Verde, braços do World Cleanup Day no Brasil. A ação está em consonância com as iniciativas da gestão do Complexo Industrial Portuário de Suape relacionadas à “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, período que vai de 2021 a 2030, e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

“Essa prática se junta a tantas outras realizadas no complexo portuário com o intuito de promover ações de sustentabilidade, seja em terra ou no mar. Criamos, rotineiramente, atividades que promovem o bem-estar e o equilíbrio ambiental. E participar de uma iniciativa como essa só reforça nosso compromisso com o zelo ao Planeta”, pontua o coordenador de Gestão Ambiental Portuária de Suape, Paulo Teixeira.

ESTREIA

Voluntários em 2021 do “Cleanup day” em Suape. Foto: divulgação 

Em 2021, a ação de limpeza engajou 25 colaboradores voluntários de Suape e resultou na retirada de mais de 2,3 mil itens e 59,5 quilos de lixo da Ilha de Cocaia, na área do porto interno. O material coletado pela equipe foi separado, pesado e catalogado para a elaboração do relatório enviado ao Instituto Limpa Brasil. O documento foi repassado à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Ministério do Meio Ambiente para subsidiar as ações e políticas públicas de combate ao lixo no mar.

O Dia Mundial da Limpeza é um programa de ação social global destinado a recolher o lixo lançado no meio ambiente nos cinco continentes. A mobilização reúne, em um mesmo dia, milhares de voluntários e parceiros em uma onda de limpeza ao redor do planeta. Desde 2018, 50 milhões de pessoas, em 191 países, saíram de casa para participar da mobilização internacional.

*Com informações da Ascom Suape

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram