A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) de 2023 ocorrerá em Natal, no Rio Grande do Norte, dos dias 4 a 6 de outubro.
Com a primeira edição realizada em 2019, no Recife, a CBMC é um encontro anual e apartidário que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, comunidade científica e os setores público e privado
O intuito das reuniões é formular e apresentar propostas e políticas voltadas à sustentabilidade, ao clima e à preservação das florestas, debatendo, principalmente, métodos e ações necessárias para reduzir a emissão e os impactos dos gases do efeito estufa na atmosfera.
Temáticas e Painéis
Entre os temas a serem debatidos na programação que você acessa aqui estão: perspectivas da governança climática multinível e multissetorial; Mitigação: Construindo trajetórias de descarbonização aderentes ao contexto brasileiro; A transversalidade da emergência climática no planejamento urbano. O caso de Natal e de João Pessoa.
Painéis também discutem a importância da COP30 a ser realizada em Belém, no Pará; Financiamento climático no caminho da implementação de estratégias NetZero;Práticas empresariais responsáveis para transição energética no semiárido;Políticas públicas para a transição energética justa no semiárido; Energia eólica – Como pode ser boa para as pessoas, além de ser boa para o clima?
Também haverá debates sob a participação da juventude no painel: Juventude nordestina e a internacionalização da sustentabilidade: um olhar para o futuro.