Comunicação, uma ponte para atingir metas de sustentabilidade

Já imaginaram um mundo sem a comunicação? Impossível, concordam? E, em tempos de mudanças climáticas, de urgência de alcance de metas de sustentabilidade, a comunicação é uma ferramenta crucial para as organizações, empresas, comunidades e todo o ambiente de convivência entre as pessoas.

Por meio de uma comunicação assertiva é possível conscientizar funcionários, clientes, parceiros, sobre a importância de práticas sustentáveis, engajando-os em ações concretas para preservar o meio ambiente.

Clara e transparente

Numa empresa, por exemplo, independente do seu tamanho, essa comunicação deve ser conduzida de forma clara e transparente sobre suas políticas e práticas ambientais.

Sendo assertiva e efetiva, pode ajudar a construir uma imagem positiva e aumentar a fidelidade com seus stakeholders, que tendem a escolher marcas que compartilham de seus valores ambientais.

Um dos caminhos a serem seguidos, em minha opinião, ao longo de mais de 30 anos de profissão é investir numa permanente estratégia de comunicação interna, focada nos colaboradores, para que se sintam acolhidos e prestigiados, alinhados com a missão e visão da empresa em relação à sustentabilidade.

Isso pode ser alcançado por meio de treinamentos internos, para que se sintam parte dos compromissos elencados pelas organizações..

Por exemplo, engajar os colaboradores a adotarem práticas sustentáveis no dia a dia da empresa, reduzindo o consumo de energia, água e outros recursos. Nasce aí o sentimento de pertencimento. Ao adquirirem esse pertencimento, os colaboradores, tornam-se também replicadores das boas práticas.

Mas a comunicação não deve se limitar apenas à divulgação de boas práticas. É fundamental que as empresas sejam transparentes e honestas sobre seus impactos ambientais, reconhecendo seus desafios e falhas e mostrando-se comprometidas em melhorar suas condutas.

Isso, sem dúvida, pode ajudar a construir uma imagem mais autêntica, gerando maior engajamento por parte dos seus stakeholders.

Quais seriam algumas estratégias

Primeira pergunta que faria: quais são os objetivos do ambiente em que você se insere?

Existem objetivos claros e mensuráveis, como exemplos simples, redução do consumo de energia, diminuição de resíduos ou uso de materiais mais sustentáveis?.

Outro bom questionamento: identificar o público-alvo. Todo mundo tem isso em mente. Saber quem são nossos clientes, funcionários, fornecedores e investidores, nosso entorno, e como cada um deles pode ser impactado pelas ações de sustentabilidade da empresa.

Com essa compreensão, é possível adaptar a mensagem e a estratégia de comunicação para cada público, tornando-a mais relevante e efetiva.

Escolher os canais de comunicação adequados: a escolha dos canais de comunicação é fundamental para atingir os públicos-alvo de forma efetiva.

É possível com o avanço das ferramentas de Tecnologia utilizar diversos canais, como mídias sociais, e-mails, newsletters, eventos, campanhas internas e externas, murais, grupos de whatsapp. Tudo depende de o quê, a quem e como você quer passar essa informação. Tecnologia está aí para apoiar as decisões.

Nesse sentido, o sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores, da comunidade, que falei logo no início desta coluna é fundamental, pois eles são, em princípio, o nosso público-chave na estratégia de comunicação.

Em síntese, uma estratégia assertiva de comunicação para atingir metas de sustentabilidade deve ser bem planejada, envolvendo objetivos claros, público-alvo, mensagem consistente, canais de comunicação adequados, engajamento dos funcionários e avaliação dos resultados.

Com uma estratégia bem definida, a empresa pode construir uma cultura de sustentabilidade e engajar seus públicos-alvo na construção de um futuro mais sustentável.

É isso e mais um pouco.
Continuamos na próxima.
lucianacarneiroleao@gmail.com

 

Coluna publicada originalmente no link abaixo assinada pela editora do EJ, jornalista Luciana Leão

Comunicação, uma ponte para atingir metas de sustentabilidade

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Luciana Leão

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