Bioeconomia é tema de concurso

O Fundo Regional de Tecnologia Agropecuária (FONTAGRO) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançaram o IV Concurso de casos bem-sucedidos de inovações em Bioeconomia 2023-2024, que busca identificar experiências bem-sucedidas e lições aprendidas de aplicações da bioeconomia para a transformação dos sistemas agroalimentares da América Latina e do Caribe (ALC).

O concurso está aberto desde 1 de fevereiro, encerrando-se no dia 16 de junho de 2023. Serão premiadas as seguintes categorias:

  • Associações de produtores e outras organizações do setor privado, inclusive ONGs, que trabalham com produtores da ALC;
  • Instituições e organismos de ciência e tecnologia da ALC;
  • Setor público (em todos os seus níveis) da ALC.

Para cada categoria, o prêmio inclui US$15.000 para o fortalecimento da capacidade institucional da organização ganhadora e uma viagem à sede do evento , que será organizado para apresentar e premiar os casos. O local ainda será anunciado. Para mais informações sobre como se inscrever acesse aqui

Pelo menos os 10 melhores casos serão incluídos em uma publicação de distribuição internacional em espanhol e inglês. No documento, que será apresentado na premiação, participarão representantes de organizações internacionais, de governos e dos casos ganhadores. Além disso, serão preparados materiais para divulgar os casos nos sites do FONTAGRO, do IICA e de outras instituições parceiras e serão realizados foros de discussão para socializar as iniciativas e suas lições aprendidas.

“A bioeconomia se apresenta como um novo paradigma produtivo. No FONTAGRO consideramos de vital importância responder à necessidade de gerar conhecimentos sobre como é possível promover o seu desenvolvimento no setor agrobioindustrial da ALC, levando em conta que, além de sustentável, tem um papel importante no desenvolvimento social. Estamos interessados em saber o que está sendo feito nos territórios e o que podemos aprender com essas experiências, para multiplicá-las”, disse Eugenia Saini, Secretária Executiva do FONTAGRO.

“Com certeza, a bioeconomia é um processo em andamento na ALC. Embora haja muito a ser feito, já vemos tecnologias e inovações que mostram significativos resultados econômicos, sociais e ambientais na região. Esse concurso busca documentar exemplos concretos de como a bioeconomia promove o desenvolvimento sustentável e porque deve ser considerada na agenda política dos países da região”, detalhou Hugo Chavarría, gerente do Programa de Inovação e Bioeconomia do IICA.

 

*Com informações do IICA

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − quatro =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram