Banco Mundial aponta desafios do Brasil

Relatório “Oportunidades para Todos – Notas de Políticas Públicas para o Brasil” contempla tarefa de recuperação e resiliência do país no pós-pandemia; potencial da economia verde é uma das vias para exploração na construção de um futuro sustentável.

Após um período de estabilidade econômica, altas taxas de crescimento e redução substancial da pobreza nos anos 2000, o Brasil tem enfrentado um horizonte desafiador.

Crises

A crise de 2014-2016, a pandemia de Covid-19 e as consequências da guerra na Ucrânia tiveram um impacto profundo no país, reduzindo o crescimento, aumentando o desemprego e elevando a inflação.

Essas crises foram decisivas em um momento com poucos ganhos na luta contra a desigualdade. As disparidades existentes se ampliaram devido ao impacto desproporcional sobre os mais vulneráveis.

Apesar de uma recuperação incipiente estar em andamento, ela ainda se mostra frágil e está exposta a uma incerteza maior, dada à perspectiva global e os crescentes riscos climáticos.

Caminhos a enfrentar

O documento traz a visão geral do Banco Mundial sobre os principais obstáculos que o país enfrenta nessa conjuntura e possíveis caminhos a seguir para enfrentá-los.

Ao olhar para frente sob um novo governo, o Brasil tem a tarefa de garantir a recuperação de choques passados e construir um futuro com oportunidades para toda a população.

Nesse sentido, o relatório apresenta uma agenda prioritária em torno de questões de fundamental relevância para a recuperação e a resiliência futura do Brasil.

Economia verde e inclusão econômica

Embasadas por outros sete relatórios do Banco Mundial, entre as principais propostas, o documento destaca:

 

>Financiar o desenvolvimento de forma sustentável

>Construir oportunidades por meio da produtividade

>Aumentar as habilidades e a inclusão econômica da população mais pobre

>Realizar o potencial do Brasil como economia verde

 

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram