XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco começa nesta sexta

Sob o tema “Fome de quê? Você é o que você lê!”, começa nesta sexta-feira (6) a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em sua 14ª edição. As homenagens vão para dois pernambucanos de destaque em suas áreas: Josué de Castro (in memoriam) e Lia de Itamaracá.

Maria Madalena Correia do Nascimento, mais conhecida como Lia de Itamaracá é cantora, atriz, compositora, cirandeira e patrimônio vivo do estado de Pernambuco. 

“Lia é um nome que está preso ao imaginário e à identidade do povo pernambucano. Foi com muita alegria que recebemos a notícia que ela aceitou essa homenagem da Bienal do Livro. Sem Lia, nossa história fica incompleta, e esse é um evento voltado a contar nossas histórias”, afirma Rogério Robalinho, coordenador geral da Bienal do Livro de Pernambuco.

A transversalidade da fome

Pernambucano Josué de Castro (in memorian) será também homenageado. Foto: Reprodução Internet

Em 2023, ocorre a passagem dos 50 anos da morte de Josué de Castro, um pensador e ativista político brasileiro nascido na cidade do Recife. Apesar de não ser geógrafo de formação (sua graduação era em medicina), tornou-se um dos maiores pensadores da Geografia, em virtude, principalmente, das obras Geografia da Fome e Geopolítica da Fome.

A mostra literária traz à tona discussões sobre a fome em suas diversas formas. A temática vai oferecer aos amantes da literatura um encontro com obras que abordam questões sociais, de cunho existencial e culturais.

“Lia e Josué apontam bem a proposta da Bienal de discutir os temas mais quentes da sociedade”, aponta o curador da Bienal, o jornalista Schneider Carpeggiani.

Expectativa

A expectativa dos organizadores da XIV Edição é de atrair um grande número de visitantes como ocorreu na edição de 2021, pós-pandemia, que teve a presença de 350 mil pessoas e um volume de negócios em torno de 12 milhões.

Entre os dias 06 e 15 de outubro, a Bienal ocupa uma área de mais de 9 mil m² no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco A  feira já é reconhecida como o terceiro maior evento literário do Brasil e o maior do Nordeste. Confira a programação aqui.

Como presenças confirmadas para esta edição estão nomes que passam pela literatura, sociologia, jornalismo, design gráfico e conteúdo para internet. Xico Sá, Clara Alves, Eliane Brum, Lira Neto e Micheliny Verunschk são alguns desses nomes. Entre os expositores, nomes como ABEU, Aleph, Boitempo, Ciranda Cultural, Cortez, CPAD, EDUSP, Global, Vozes e muitos outros.

Saiba mais sobre os espaços da XIV Bienal PE

Artist Alley

Espaço exclusivo para artistas, ilustradores e quadrinistas independentes apresentarem seus trabalhos e comercializarem seu material. Proporciona uma dinâmica interativa entre público e profissionais.

Bienalzinha

Um ambiente para o público infantil. Conta com uma programação extensa com oficinas, contação de histórias, bate-papos com o autor, lançamento de livros infantis e espetáculos voltados para os pequenos leitores.

Auditório Círculo das Ideias

Espaço voltado para a realização de palestras e debates que discutem as mais diversas e atuais temáticas. O local abriga as atividades mais densas e que geralmente recebem mais público.

Palco Sesc Além das Letras

São realizadas apresentações artístico-culturais, recitais poéticos, saraus, além de apresentações escolares, de K-Pop e de Cosplays.

Plataforma de Lançamentos

 Espaço destinado para a realização de lançamentos de livros e quadrinhos de autores consagrados ou emergentes. O espaço também dedica um horário para a realização de dinâmicas voltadas ao universo geek, além de desenvolver discussões literárias.

Serviço:

XIV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO

https://bienalpernambuco.com/ @bienalpe

Quando: 6 a 15 de Outubro de 2023, das 10h às 21h.

Onde: Centro de Convenções de Pernambuco. Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Complexo de Salgadinho. Olinda – PE.

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram