SENAI PE e Suape anunciam Cluster de Inovação

Com investimentos de R$ 8 milhões, o SENAI Pernambuco, por meio do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), e o Complexo Industrial Portuário de Suape apresentam, nesta quarta-feira (26), o Cluster SUAPE de Inovação Industrial.

O novo cluster reunirá pesquisadores, engenheiros e consultores do SENAI-PE e profissionais de empresas e universidades nacionais e internacionais em um mesmo ambiente e impulsionará programas e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) para setores como logística, energias renováveis, meio ambiente, aeroespacial e manufatura avançada. A estimativa é de que o espaço gere R$ 100 milhões em investimentos em projetos e serviços.

Assinatura do memorando entre CTG Brasil e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico/Ascom Suape

Para isso, o cluster agregará diversas estruturas distintas, a exemplo do TecHUB Hidrogênio Verde, centro de testagem de projetos inovadores com foco no combustível do futuro. Lançado em julho deste ano, o TecHUB ocupará lote de 1,3 hectares no porto organizado.

Laboratório 

O ISI-TICs também contará com espaço no edifício-sede da estatal portuária destinado para a administração do Cluster de Inovação e incubação de novos negócios. A parceria prevê ainda a concessão de área no terreno da Estação Ferroviária de Massangana, onde serão construídos laboratórios para homologação de soluções em manufatura avançada, além da oferta de ensino profissionalizante de ponta.

A diretora-regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto ressalta que o convênio vai fomentar um importante ambiente de negócios no Complexo Industrial Portuário de Suape, que abriga 224 empresas. “Estar em Suape é essencial para que possamos cumprir nosso papel de incentivar o fortalecimento da indústria pernambucana. Estamos criando um ambiente real para desenvolver e validar projetos relacionados à tecnologia e à inovação”, afirmou.

O novo cluster tem por objetivo apoiar e realizar atividades como a instalação de plantas-piloto, pesquisa aplicada, serviços especializados, empreendedorismo, formação de pessoal, além de fomentar o networking entre as indústrias instaladas no complexo e outras instituições.

“Essa parceria com o SENAI é fundamental para abrir novas perspectivas de inovação no ecossistema industrial, portuário e socioambiental de Suape. Estamos construindo as bases para avançar tecnologicamente e criar paradigmas para a gestão 5G, equalizando os desafios e impulsionando as oportunidades do território”, ressaltou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti.

*Com informações da Comunicação Suape

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + cinco =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram