Projeto de concessão de Parque Mata da Pimenteira lança consulta pública

Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo de Pernambuco lançou nesta quinta-feira (27), consulta pública para a concessão do Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no município de Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. Até 28 de novembro, qualquer interessado poderá consultar documentos, encaminhar dúvidas e dar sugestões sobre o projeto que vai ampliar os serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações.

Flora típica da Caatinga, onde o Parque está localizado em Serra Talhada, sertão pernambucano/ Foto: Mirelly Ferreira

No dia 18 de novembro será realizada audiência pública para debate com os diversos atores sociais interessados no projeto. Os investimentos no Parque da Pimenteira vão modernizar os mirantes e as trilhas para caminhadas, além de criarem novos atrativos para os futuros visitantes. A estruturação do projeto prevê a utilização de recursos de compensação ambiental para viabilizar investimentos no parque.

Parque Estadual Mata da Pimenteira

Parque Mata da Pimenteira. Foto: Joaquim de Lima

Com 887 hectares, a unidade de conservação é a primeira dedicada à proteção da caatinga, que é o único bioma exclusivamente brasileiro. O Parque completou dez anos em janeiro deste ano e foi criado por meio do Decreto Estadual 37.823, de 30 de janeiro de 2012.

O nome dado ao Parque – Mata da Pimenteira –  recebeu essa denominação pelos moradores da Fazenda Saco devido à ocorrência de uma grande quantidade de uma espécie de pimenta nativa da área e pelo fato de os moradores plantarem a espécie de pimenta malagueta, utilizada nos cascos dos animais (bois e cavalos) para tratar de uma doença, conhecida na região como “Plan”.

O Programa de Concessão de Unidades de Conservação do BNDES – realizado em parceria com o Instituto Semeia – tem como objetivo atrair investimentos para o aumento do potencial turístico dos parques nacionais do Brasil.

As concessões melhoram a infraestrutura dos parques e desenvolvem a vocação turística nas regiões, aspectos fundamentais para atrair visitantes e investidores. A carteira atual do BNDES conta com 48 projetos nas esferas estadual, federal e municipal.

*Com informações do BNDES

Foto destaque: CPRH/divulgação

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

One thought on “Projeto de concessão de Parque Mata da Pimenteira lança consulta pública

  1. Recife lança consulta pública para concessão de 4 parques urbanos - Escritório de Jornalismo 8 de novembro de 2022 at 10:04

    […]  Leia mais sobre concessão de parques: Projeto de concessão do Parque Mata da Pimenteira lança c… […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram