Pernambuco perde em exportações e fica em 1° em importações, no Nordeste | Maurício Laranjeira

*Por Maurício Laranjeira 

No mês de julho de 2022, o estado de Pernambuco exportou cerca de 1.5 bilhões de dólares, valor 37% menor que no mesmo período do ano anterior, enquanto que as importações batem recorde e alcançaram pouco mais de 1 bilhão de dólares, valor 85% maior que em julho de 2021.

 

Com isso, em 2022, nossa corrente de comércio, a soma das exportações com as importações, ultrapassou os 6 bilhões de dólares, 30% superior que nos setes primeiros meses do ano passado, e nosso déficit da balança cresceu 47% e chegou aos 3 bilhões de dólares, solidificando nossa vocação de estado importador.

Apesar da queda nas exportações, julho de 2022 tem o 4º melhor resultado para o citado mês, desde o início da série histórica, em 1997, ficando atrás dos valores de 2021, 2020 e 2017, respectivamente. Nas importações, foi o melhor mês da série histórica, desde 1997, superior a agosto de 2021, quando importamos US$ 970 milhões.

Nordeste  

Com relação à região nordeste, no mês de julho de 2022 temos Pernambuco como o 5º estado em total de exportações, atrás da Bahia, Maranhão, Ceará e Piauí, já em  importações ficamos em 1º lugar, ultrapassando a Bahia e o Maranhão.

Nossa queda nas exportações está associada à redução nas exportações de “fuel oil”, o óleo combustível/bunker, que domina nossa pauta e é produzido pela refinaria Abreu e Lima. Os demais produtos que compõem a pauta se mostram estáveis ou com melhorar nos valores, como é o caso da resina PET, dos automóveis e das mangas.

Parceiros comerciais 

Nas exportações, a Argentina ocupa o posto de principal destino de nossos produtos, com uma pauta variada, ocupando o lugar que estava sendo ocupado por Singapura já há alguns meses, que tem pauta única (fuel oil).

Já nas importações, a principal origem continua sendo os Estados Unidos, com a pauta dominada por derivados de petróleo, mesmos produtos fornecidos pelo segundo colocado, os Emirados Árabes Unidos. China, Argentina e México completam os cinco primeiros colocados, com pauta mais diversa.

*Maurício Laranjeira é consultor empresarial e embaixador para o tema comércio exterior no Sistema LIDE PE. 

Contato : mauricio@continentesconsult.com.br

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 7 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram