O que propõem os candidatos ao governo de PE para o meio ambiente e saneamento

Pernambuco é um dos estados no Nordeste onde o meio ambiente e o saneamento básico devem ser tratados como prioridades para o próximo governante, entre outras políticas públicas. Porém, vamos focar, nesse momento, no resumo dessas propostas.

A partir de um meio ambiente sustentável, o mundo, quer seja no Nordeste ou qualquer outro lugar, se conecte com a urgência do planeta.

E sem saneamento básico e água para todos, a qualidade de vida não perdura.

Portanto, assim como fizemos com os candidatos presidenciáveis nessas eleições de 2022, listamos abaixo as principais ações previstas nos planos de governo apresentados pelas campanhas partidárias dos primeiros colocados nas pesquisas eleitorais.

Por ordem alfabética, seguem resumo das principais propostas:

                Anderson Ferreira ( PL)

Meio Ambiente

>Viabilizar um plano de engorda das praias de todo o litoral da Região Metropolitana, nos trechos de Recife-Olinda-Paulista e Itamaracá-Goiana; Implantar unidades básicas de saúde dos animais; Ampliar a utilização de novas fontes energéticas, tais como: eólica, fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde.

Saneamento e abastecimento de água

O candidato promete requalificar toda a infraestrutura hídrica da Região Metropolitana do Recife, sem dar maiores detalhes. Promete conceder o direito da tarifa social a 2,3 milhões de pernambucanos, que serão inclusos automaticamente pelo CadÚnico na tarifa social da água.

> Descreve a necessidade de conclusão da Adutora do Agreste, e ligar os ramais à transposição do Rio São Francisco, o ramal leste.

 

              Danilo Cabral (PSB)

Meio Ambiente

> Dar continuidade à mudança de matriz energética atual para a geração de energia com fontes limpas (eólica, solar, biocombustíveis, hidrogênio verde), inclusive em unidades e equipamentos de órgãos e entidades governamentais.

Saneamento Básico e abastecimento de água

Terminar as barragens de Panelas e Gatos, que estão em processo de licitação, e a de Igarapeba;
> Concluir as adutoras que já estão sendo executadas, principalmente a adutora do Agreste que vai trazer água do Rio São Francisco. A partir disso, implantar o Pacto Pela Água. “Quem vai monitorar pessoalmente o abastecimento de água no estado de Pernambuco serei eu como governador, procurando estabelecer indicadores objetivos de redução de rodízios nas cidades, melhoria da qualidade da água e redução das perdas do sistema”.
> Implantação de poços nas comunidades rurais e a gestão vai se dar a partir da organização da própria comunidade.
> Inserir a Compesa a um pacto de monitoramento, que hoje ela não tem.

 

              Marília Arraes 

Meio Ambiente

>Modificar matriz energética do polo gesseiro no Sertão do Araripe. Hoje, segundo a candidata, grande parte delas funciona com queima de lenha e isso gera uma degradação ambiental.
> Compromisso de trazer o gás natural para o Sertão do Araripe

Saneamento Básico e abastecimento de água

> Conclusão das adutoras do Agreste, Alto Capibaribe, Serro Azul, e também os ramais do Sertão, como de Entremontes.
> Executar e finalizar o Ramal de Entremontes, que vai levar água para o Açude do Chapéu e, interligando desde o Sertão do Araripe até o Sertão Central.

 

        Miguel Coelho ( União Brasil)  

Meio Ambiente

>O candidato não especifica nenhum item específico.

Saneamento básico e abastecimento de água

Promete fazer a concessão da Compesa. O estado continua administrando os rios, mananciais e barragens, mas toda a parte de distribuição de água e saneamento básico vai para a concessão, para a iniciativa privada.
> Investir no abastecimento de água, acabar com o rodízio e com racionamento de água em todas as cidades de Pernambuco e também levar saneamento para as cidades [em] que hoje ainda faltam.
>Investir num programa de cisterna, poder distribuir e instalar 120 mil cisternas nos próximos quatro anos, garantindo “que toda casa na zona rural ou na cidade tenha, pelo menos, um reservatório de 15 mil litros, para garantir sua água e, assim, acabar com a sede.”

 

                Raquel Lyra (PSDB) 

Meio Ambiente

>Para prevenir a ocorrência de desastres decorrentes das chuvas, alagamentos e movimentações do solo nas cidades, fortalecer a Defesa Civil, o Controle Urbano e o monitoramento permanente das áreas de risco.
>Realizar intervenções urbanísticas para a proteção permanente de encostas e a recuperação das margens de rios, canais e córregos.

Saneamento básico e abastecimento de água

> Promete fazer as barragens, as adutoras das barragens, concluir as barragens inacabadas e fazer as conexões que precisam ser feitas.
> Concluir a adutora do Agreste, a adutora de Serro Azul, a do Alto Capibaribe, os poços profundos de Tupanatinga, de Ibimirim.
> Promete garantir que a população de Pernambuco possa ter acesso à água.
> Antecipar os investimentos na PPP da Compesa na Região Metropolitana do Recife.

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram