Novo romance de Paulo Cannizzaro é lançado em Portugal, pela editora Ipê das Letras

Ainda há tempo contemplando o sol” é o mais novo romance do escritor e consultor empresarial Paulo Roberto Cannizzaro lançado este mês em Portugal pela Livraria Ipê das Letras.

 

Em book trailer, a editora portuguesa dá início a divulgação do novo livro de Cannizzaro, mineiro de Juiz de Fora (MG), mas nordestino de coração, quando chegou ainda menino à capital pernambucana.

 

 

“Navegar é preciso”

 

 

O autor reescreve sua visão e contexto histórico sobre a popular frase atribuída ao escritor portugûes Fernando Pessoa “que navegar é preciso”, porém, diz nas entrelinhas do romance que, “além de ser possível ou sonhável, era mesmo obrigatório partir, deixando-se o grande amor de sua vida para trás”. 

 

 

Isso porque, o livro traz narrativas de personagens, notadamente, sobre os imigrantes europeus que deixaram seus países de origem e se mudaram e fixaram residência no Brasil, em diferentes períodos da história do país, com cada período caracterizado por diferentes motivos e fluxos migratórios.

 

 

Mas afinal, como é que se desenrola esse fio?

 

 

 

  

 A despeito de ser um romance, o livro carrega um contexto histórico da chegada de imigrantes no Brasil, dando início, por exemplo, à indústria têxtil na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, considerada a Manchester brasileira,  onde também se instalou, naquele estado, a primeira usina elétrica no país, em Diamantina.

 

 

A  história também traz como pano de fundo histórico,  a profissão dos alfaiates no Brasil, a recepção na casa dos imigrantes em São Paulo e como eles foram acolhidos e ajudaram a construir a nação. Até porque, o autor tem em sua árvore genealógica, seu avô alfaiate que veio para o Brasil em busca de novas oportunidades, assim como outros, no século XIX e continuou no século XX, embora em menor escala do que no século anterior.

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram