Nova Iorque sedia Cúpula dos ODS com foco em avançar para atingir metas até 2030

Nesta segunda-feira, Nova Iorque acolhe a Cúpula dos ODS. Com o evento, as Nações Unidas marcam o início de uma nova fase promovendo um avanço  em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O evento apresentará novas orientações políticas sobre as ações até 2030. O foco do evento mais proeminente da Semana de Alto Nível da Assembleia Geral é o impacto das diversas crises no mundo.

Esperança, otimismo e entusiasmo

De acordo com a ONU, outra finalidade é reacender a esperança, o otimismo e o entusiasmo pela Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O evento na Assembleia Geral enfatizará a metade do prazo adotado para a consolidação das metas globais. O ato será seguido por uma série de diálogos de líderes mundiais e pela adoção de uma declaração política.

Além das intervenções do presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, também falarão o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e a presidente do Conselho Econômico e Social, Paula Narváez.

 O Pavilhão ODS na Sede da ONU foi concebido como um “espaço único de reunião e instalação artística”
O Pavilhão ODS na Sede da ONU foi concebido como um “espaço único de reunião e instalação artística”. Foto : ONU/Mark Garten

Progresso no desenvolvimento

Antes da reunião, a ONU realizou a campanha global “A meio do prazo de 2030” alertando sore avanços no desenvolvimento travados pela combinação de desastres do clima, conflitos, recessões econômicas e efeitos persistentes da pandemia.

Essa realidade que empurrou dezenas de milhões de pessoas para a pobreza, acentuou as desigualdades, especialmente para mulheres e meninas.

Oportunidade para impulsionar a ação

A ONU destaca que mais pessoas estão desprovidas de cuidados de saúde e educação diante da crise climática com impacto negativo em vidas e nos meios de subsistência.

Para as Nações Unidas, o mundo enfrentará um fracasso coletivo a ser sentido em todos os países se não forem tomadas medidas urgentes, principalmente em economias em desenvolvimento. Os mais afetados serão os mais pobres e vulneráveis.

A Cúpula dos ODS é vista como uma oportunidade para impulsionar a ação e fazer avançar o mundo em temas como inclusão em justiça.

*Com informações da ONU NEWS

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram