MIDR fomenta Rota da Tecnologia e Informação no Nordeste

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) está alinhando novas ações para fomentar os três polos da Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) existentes na Região Nordeste.

Nesta semana, representantes da Pasta, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), de universidades e de instituições de capacitação e fomento, entre outras, realizaram uma rodada de debates para avaliar o trabalho que vem sendo realizado e planejar os próximos passos.

A Rota da TIC integra o Programa Rotas de Integração Nacional, que busca fortalecer sistemas produtivos já existentes ou potenciais, possibilitando que os produtores ou prestadores de serviço trabalhem em conjunto, ganhem escala e possam comercializar com outras localidades, estados e até países.

No caso específico dessa Rota, o objetivo é estruturar uma rede de polos de TICs capaz de alavancar o desenvolvimento de cadeias produtivas regionais e de contribuir  para a estruturação de uma rede de cidades inteligentes (smartcities).

Nordeste

No Nordeste, os três polos da Rota da TIC são o Mangue Digital, em Recife (PE), o Paraíba Digital, em João Pessoa (PB), e o Sertão Digital, que atua nos estados de Pernambuco e Bahia. A Rota também conta com o Polo Cerrado Digital, que tem foco na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

Segundo o coordenador-geral do Programa Rotas de Integração Nacional, Tiago Gonçalves, a Rota da TIC tem sido importante para dinamizar a economia da região. “Fizemos um levantamento histórico da aplicação das inovações tecnológicas no estado do Pernambuco, desde quando não existia nada até a presença dessas inovações que vieram com a chegada das Rotas de integração Nacional”, afirmou.

“O mercado hoje já está mais evoluído. Temos diversas ações sendo bem executadas, com muitos casos de sucesso. Há, por exemplo, startups que surgiram com a proposta da Rota da TIC e hoje são empresas”, completou.

Financiamento

O financiamento a startups do setor é exatamente uma das ações que já recebeu apoio do MIDR no âmbito da Rota da TIC. Em 2022, a Sudene, que é vinculada à Pasta, destinou cerca de R$ 6 milhões, por meio de subvenção econômica, para apoiar 11 startups em que integram o projeto Centelha II, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Temos uma instituição importante para o desenvolvimento do Nordeste, que tem um papel relevante a cumprir. O nosso plano regional, inclusive, já na sua visão estratégica de futuro, traz a inovação como elemento central”, comentou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Os planos da Superintendência é apoiar projetos na área de TIC em toda a sua área de atuação, que inclui os nove estados da Região Nordeste e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Também participaram das discussões sobre a Rota da TIC representantes do Sebrae, Senai, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

Rotas

Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São 6 unidades da Rota do Açaí; 6 da Rota da Biodiversidade; 2 da Rota do Cacau; 15 da Rota do Cordeiro; 2 da Rota da Economia Circular; 5 da Rota da Fruticultura; 6 da Rota do Leite; 9 da Rota do Mel; 4 da Rota da Moda; 7 da Rota do Pescado; e 4 da Rota da Tecnologia, Informação e Comunicação.

*Com informações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram