O 31°Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) começa oficialmente nesta sexta-feira, 21. Atrações culturais em suas diversas narrativas fazem parte da programação, que promete movimentar turistas para a cidade.
Além das atrações musicais, teatro, dança o FIG também possibilita aos visitantes uma imersão nas artes a partir de materiais reciclados.
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) traz o projeto Galeria Reciclada. O papel que sai em pedaços das máquinas encadernadoras virou matéria-prima para a confecção de obras artesanais na Cepe. O material dá forma a esculturas, painéis e objetos utilitários.
Expo
Parte das peças criadas pela iniciativa será exposta e colocada à venda no estande da Cepe, instalado na Praça da Palavra. Também haverá, no dia 30 de julho, uma oficina para ensinar como se produz tais objetos. As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma Sympla.
Cerca de 30 peças, com algumas medindo mais de um metro de altura, entre totens, animais, bandejas, fruteiras e porta-revistas estarão sendo expostos pelo projeto Galeria Reciclada.
“Do papel escolhido para dar forma aos objetos aos resíduos selecionados para o acabamento, a nossa preocupação é com a reciclagem, com a sustentabilidade, que faz parte da política ambiental da empresa”, assegura o coordenador do projeto, Júlio Gonçalves.

Artista autodidata, ele trabalha no ateliê-laboratório que fica na sede da companhia, no bairro de Santo Amaro (Recife), auxiliado por Sandra Raposo, Ligia Régis e Ana Helena Guimarães.
Acervo
As primeiras obras do acervo a ser exposto no FIG começaram a ser confeccionadas em março de 2017 no ateliê-laboratório que fica no prédio-sede da Cepe. Algumas delas já foram apresentadas ao público, em julho de 2018, durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).
Programação Praça da Palavra
Sábado – 22/07
Homenagem a Miró da Muribeca
10h às 11h – Contação de história do livro infantil Atchim! (Cepe Editora, 2019), de Miró da Muribeca (textos) e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h – Workshop “Preparação de originais para prêmios literários e submissão a editoras”, com o escritor e editor Wellington de Melo.
17h às 18h – Mesa “Miró, os caminhos de uma biografia”, bate-papo entre o escritor e editor Wellington de Melo e o jornalista, escritor e editor Thiago Corrêa.
Domingo – 23/07
10h às 17h – Contação de história do livro infantil A vaca macaca (Cepe Editora, 2022), de Eduardo Cesar Maia (texto) e Ildembergue Leite (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 16h – Conversa sobre publicação e edição de revistas em quadrinhos, com João Lin e Christiano Mascaro (dois dos autores das HQs Ragu 8 – Cepe, 2021 e Ragu 9 – Cepe, 2022). Mediação de Diogo Guedes.
16h às 17h – Bate-papo com Clarice Hoffman e Greg, autores da HQ Pedra d’Água (Cepe, 2023), sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife. Mediação de Diogo Guedes.
Sábado – 29/07
15 às 16h – Lançamento do livro Sonia em fotobiografia. Bate-papo entre o organizador da obra, Augusto Lins Soares, e a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
Domingo – 30/07
10 às 11h – Contação de história do livro infantil E eu, só uma pedra, (Cepe Editora, 2016), de Helton Pereira e Cau Gomez (ilustrações), com Yalle Feitosa.
15h às 17h – Oficina artesanal sobre o projeto Galeria Reciclada da Cepe, com Júlio Gonçalves e Sandra Raposo (no estande).
16h às 17h – Bate-papo “Fazer literatura a partir de Garanhuns” com os escritores Nivaldo Tenório, Helder Herik, Carla Montanha e Thiago Corrêa. Mediação da editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
Ações paralelas à Praça da Palavra
Projeto Caixa de Leitura – Doações de livros para bibliotecas e Organizações não Governamentais (ONGs) de Garanhuns.
Ação colaborativa dos projetos Livros nas Praças (Cepe Editora) e Livros Livres (Secult-PE/Fundarpe) – Distribuição de livros em praças públicas e ruas de Garanhuns.
*Com informações da Ascom/Cepe
Foto destaque: Leopoldo Conrado Nunes – Cepe