Evento climático histórico deixou mais de 50 mortos nos EUA

Os números ainda estão imprecisos, segundo as agências de notícias e emissoras de TV. Mas, registra-se mais de 50 mortos e milhares de desabrigados como consequência de um evento climático extremo que acometeu os Estados Unidos, em especial, o estado de Nova York, onde o presidente Joe Biden, decretou na noite desta segunda-feira (26/12) estado de emergência.

O estado de Nova York é o mais afetado pela forte tempestade de inverno Elliot. A medida facilita a ajuda federal para dar resposta às necessidades da população.

Tempestade

Casas ficaram soterradas em algumas regiões

Causada por uma frente fria ártica, a tempestade afetou os Estados Unidos desde os Grandes Lagos, perto da fronteira com o Canadá, até ao rio Bravo, ou Grande, na fronteira com o México, afetando cerca de 60% da população do país.

Fortes tempestades de neve e ventos ciclônicos deixaram milhares isolados em suas casas e em estradas. Milhares de passageiros ficaram retidos em aeroportos na véspera de Natal, devido a voos cancelados.

Houve ainda cortes no fornecimento de energia em quase 1,7 milhão de residências e empresas devido a problemas na infraestrutura elétrica.

Devido à chamada “tempestade do século”, a cidade de Nova York registrou uma temperatura mínima de -10,5 °C no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, a capital dos EUA, registrou -10 °C e Tampa, na Florida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.

Evento climático único

Uma série de combinações de fatores meteorológicos causou a forte tempestade. O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu a tempestade de inverno, que começou na quinta-feira, como um evento “único em uma geração”.Algumas partes do país registraram temperaturas tão baixas quanto -50 °C.

*Com informações da DW, Lusa, Efe, AFP

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − oito =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram