Apesar das adversidades enfrentadas no último ano – como incerteza econômica, conflito geopolítico, interrupções na cadeia de suprimentos e escassez de talentos – líderes empresariais consideram a questão climática como prioridade.
Desenvolvido pela Deloitte em 24 países, incluindo o Brasil, o estudo “CxO Sustainability Report 2023” revela que, mesmo em meio a tantos desafios globais, as mudanças climáticas são classificadas como um dos três principais a serem enfrentados pelas organizações.
Dos mais de 2 mil líderes que responderam à pesquisa, muitos deles (61%) disseram que as mudanças climáticas terão um impacto alto ou muito alto na estratégia e nas operações de seus negócios nos próximos três anos. Cerca de 75% disseram que suas organizações aumentaram seus investimentos em sustentabilidade no ano passado.
Ao olharmos para o recorte Brasil, o estudo aponta que os CxOs brasileiros se preocupam mais com as mudanças climáticas do que seus pares globais e que a ampla maioria (89%) está otimista de que o mundo tomará medidas suficientes para evitar os piores impactos.
Explore alguns insights da pesquisa:
> A mudança climática foi classificada como prioridade, ficando entre os “três principais desafios”, à frente de outros sete, incluindo inovação, competição por talentos e desafios da cadeia de suprimentos.
>Mais da metade dos entrevistados (61%) disseram que a mudança climática terá um impacto alto/muito alto na estratégia de sua organização e operações nos próximos três anos. >E, cerca de 75% afirmaram que suas organizações aumentaram os investimentos em sustentabilidade no ano passado.
>Quase todos os entrevistados indicaram que suas empresas foram impactadas pelas mudanças climáticas de alguma forma ao longo do ano passado, e 82% dos CxOs foram pessoalmente impactados.
>No entanto, 78% se sentem um pouco ou extremamente otimistas de que o mundo tomará medidas suficientes para evitar os impactos da mudança climática
Para mais insights, acesse o levantamento completo e à visão Brasil.
Fonte: Deloitte