Brasil debate soluções para a poluição plástica

Neste ano comemora-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o alerta de que a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.

Para abordar o tema, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realiza, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o evento: “O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica”. O debate acontece nesta terça-feira (06/06) d, das 8h às 11h no auditório Renato Archer, no MCTI em Brasília.

Estarão presentes, entre outras autoridades e representantes da sociedade e indústria, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin. O evento contará com a moderação da repórter especial do Valor Econômico, Daniela Chiaretti.

Mesa de Diálogo

Na sequência,  um diálogo entre os secretários Adalberto Maluf (MMA), Rodrigo Rollemberg (MDIC) e a Ministra Maria Angélica Ikeda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente (MRE), sobre como colocar a mudança em prática. Finalmente, Camila Barcelos (ABIQUIM), Ademilson Zamboni (ONG Oceana), Kallel Kopp (MeuCopoEco), Mundano (PimpMyCarroça) e a catadora autônoma, Nanci Darcolete, vão discutir soluções já em prática no combate à poluição plástica e na promoção da circularidade do plástico.

O foco da discussão estará nas soluções para a poluição plástica em níveis global e local, com um olhar sobre o fomento à economia circular, incluindo o reúso e a reciclagem. Será um momento para chamar a atenção para a urgência da eliminação da poluição plástica e para o comprometimento do governo, das empresas e da sociedade em desenvolver uma transição justa e equitativa para um mundo com menos plásticos.

Este ano, o país que sediará as comemorações do Dia do Meio Ambiente será Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos; o evento acontecerá cerca de uma semana após a segunda reunião para construção do Tratado Global do Plástico (INC2), atendendo à Resolução 5/14 da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, que visa a estabelecer um acordo internacional juridicamente vinculante até 2024.

Agenda

Painel de Alto Nível

V.E. Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
V.E. Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação
V.E. Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Sra. Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil.
Sr. Gustau Máñez, Representante do Programa da ONU para o Meio Ambiente

O Painel Operacionalizando a Mudança terá como participantes:

Sr. Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental
Sr. Rodrigo Rollemberg, Secretário Nacional de Economia Verde
Sra. Ministra Maria Angélica Ikeda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente (MRE)

Participantes Sociedade e Soluções

Nanci Darcolete, catadora independente
Camila Barcelos, ABIQUIM
Ademilson Zamboni, OCEANA
Kallel Kopp, MeuCopoEco
Mundano, PimpMyCarroça
Ronei Alves da Silva, MNC

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho e foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. É um dia dedicado à conscientização e ação global em prol da proteção do meio ambiente. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, com o objetivo de promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável.

Sobre o PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade global em questões ambientais. Sua missão é promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, bem como proteger o meio ambiente global para as gerações presentes e futuras. O PNUMA trabalha em estreita colaboração com governos, organizações não governamentais e o setor privado para desenvolver políticas, promover práticas sustentáveis e coordenar esforços internacionais em prol do meio ambiente.

 

 

*Fonte: ONU BRASIL

Vídeo produzido pela ONU

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dois =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram