Às nossas árvores: respeito e preservação

Nada como uma árvore para abraçar hoje. Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é a data da majestosa mãe da natureza: Dia da Árvore.

Um abraço e gratidão por sua existência. Foto: arquivo pessoal

E, nesse nosso ecossistema repleto de biodiversidade, nunca foi tão importante nos lembrar da importância das árvores para nos proteger, para produzir o ar que respiramos, para nos acalmar, para dar sombra, onde o sol é intenso.

Que façamos uma oração para agradecer a beleza da natureza exuberante de nosso país, de nossos biomas diversificados e únicos do planeta. Que saibamos proteger das más condutas de pessoas que não entendem e não respeitam o dom da natureza. Que desmatam sem escrúpulos, nossas florestas.

De acordo com IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) serão necessários plantar 1,2 trilhão de árvores para manter o controle do clima no planeta. No Brasil, infelizmente, o ano de 2022 foi marcado pelo desmatamento recorde na floresta amazônica, maior reserva natural do mundo,  acumulando entre janeiro a junho 3.988 km², segundo dados do IPAM – Índice de Pesquisa Ambiental da Amazônia-. 

Portanto, celebremos hoje o Dia da Árvore, instituído em um decreto de 1965, do então presidente Castelo Branco, para difundir a conservação das florestas e divulgar a importância das árvores no bem-estar dos cidadãos. O dia também é referência pois antecede o início da primavera no hemisfério sul.  

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 10 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram