Promover saúde, cultura e educação por meio da paixão pela leitura e pelo brincar. Essa é a missão da Viva e Deixe Viver, ONG que há 26 anos atua com contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados em diversos estados do País, e que participa, pela primeira vez, da Bienal Internacional do Livro em Pernambuco.
A associação está até o dia 15 (domingo), em parceria, pela quarta vez, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE), em um espaço dedicado às crianças e adolescentes, onde seus contadores de histórias prometem um encontro mágico com os apaixonados pela literatura.
Atividades
Em sintonia com o tema do evento “Fome de quê? Você é o que você lê!”, as atividades promovidas pela Viva e Deixe Viver buscam explorar os anseios, desejos e questionamentos que permeiam o ser humano.
Para isso, os voluntários irão trabalhar com muita contação de histórias e jogos lúdicos, por meio dos quais as crianças deixarão de ser meros espectadores e usarão a imaginação para criar suas próprias histórias, personagens e o desfecho que desejarem, tudo com muita criatividade.
Um dos jogos que serão utilizados é o “Eu Conto”, um livro em forma de caixinha composto por cartas divididas por personagens, objetos, ações, qualidades e lugares.

Com elas, é possível criar inúmeras histórias combinando cada elemento e estimulando os participantes a soltarem a imaginação.
“O jogo tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a importância de trabalhar em grupo e aceitar a criação do outro, se identificando e reagindo de forma criativa”, explica Luciana Bernardo, diretora Executiva da Viva e Deixe Viver.
Ainda de acordo com Luciana, a participação da Viva e Deixe Viver na Bienal do Livro é uma oportunidade única de levar a magia das histórias a um público diversificado e numeroso.
Além disso, a associação completa 20 anos de atuação no Recife, onde seus 65 voluntários atuam com contação de histórias em seis hospitais.
“Participar pela primeira vez da Bienal do Livro em Pernambuco é um presente para a Viva do Recife. Eventos literários como esse são um espaço privilegiado para tocar corações, inspirar mentes e transformar vidas por meio das palavras”, destaca Ana Inês Pina, coordenadora da Viva e Deixe Viver no Recife.
Serviço:
O quê: Contação de Histórias com a Viva e Deixe Viver no estande do FNDE
Onde: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Complexo de Salgadinho, Olinda (PE)
Quando: 6 a 15 de outubro das 10h às 12h e 14h às 16h