Turismo e gastronomia do mangue no Mercado Eufrásio Barbosa

A partir desta sexta-feira (29), até o próximo domingo (1º), o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, vai se transformar no palco do 1º Salão de Turismo de Base de Pernambuco (TBC-PE).

O TBC-PE é uma iniciativa do Instituto Negralinda é será voltado para “Gastronomia do Mangue “. Foto: Maurício Ferry

O evento, organizado pelo Instituto Negralinda, será voltado para a ‘Gastronomia do Mangue’ e tem como objetivo fortalecer o turismo de base comunitária e criar novos negócios colaborativos, além de qualificar pessoas e desenvolver os territórios. A entrada é gratuita.

A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta-feira, a partir das 15h, com presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Apoio

O TBC-PE tem a participação do Sebrae, ADEPE e Copergás e vai beneficiar cerca de 500 mulheres marisqueiras, artesãs e quilombolas empreendedoras da capital pernambucana, da Região Metropolitana do Recife (RMR), da Mata Sul e da Mata Norte do Estado.

Marisqueiras, artesãs e quilombolas empreendedoras da capital e Região Metropolitana participam do 1ºSalão de Turismo de Base. Foto: Maurício Ferry

Durante os três dias de feira, serão realizadas palestras, rodadas e geração de negócios envolvendo os municípios participantes do projeto, os roteiros de TBC, as agências, os bancos financiadores do microempreendedorismo e demais fomentadores do turismo criativo, de experiência e de base comunitária.

Negócios

A expectativa da organização é que 10 mil pessoas passem pelo mercado localizado no bairro do Varadouro, movimentando cerca de R$500 mil.

Foto: Maurício Ferry

Os visitantes poderão desfrutar de palestras, aulas-show sobre gastronomia do mangue, oficinas, vivências em roteiros nas comunidades, rodadas de negócios, tecnologias socioambientais, comercialização de produtos artesanais e da gastronomia do mangue.

Além disso, ações de educação e proteção ao meio ambiente, exposição voltada para os manguezais e seus habitantes, apresentações culturais e show de encerramento com Nêga do Babado.

Espaços

As palestras serão realizadas no Teatro Fernando Santa Cruz, a feira gastronômica nos quiosques de alimentação, e o artesanato no salão de exposição da área central do mercado.

Saiba mais

TBC-PE – Criado em 2010 pelo empreendedor social e diretor executivo do Instituto Negralinda, Edy Rocha, na Ilha de Deus, Zona Sul do Recife, o TBC-PE reúne o resultado anual de diversas ações que vêm sendo acompanhadas em todo estado de Pernambuco, estruturando cadeias produtivas de valorização locais.

Somado a isso, visa ser referência na indicação de roteiros e destinos do turismo mais consciente, trazendo destaque para a gastronomia do mangue, ajudando a profissionalizar e valorizar os produtos locais, fortalecendo comunidades vulneráveis, combatendo o preconceito e a discriminação no consumidor final.

Instituto Negralinda – Presidida pela empreendedora social Chef Negralinda, o Instituto Negralinda é uma instituição privada sem fins lucrativos e responsável pelo 1º Salão de Turismo de Base Comunitária.

A entidade oferece assistência social para mulheres de comunidades, palestras, cursos e oficinas para empreendedoras sociais, formatação de negócios criativos e inovadores nas áreas da gastronomia, artesanatos, lojas colaborativas, turismo de base comunitária e turismo criativo e profissionais com ampla experiência no desenvolvimento e implementação de projetos para desenvolvimentos e sustentabilidade de territórios.

Serviço

1º Salão de Turismo de Base Comunitária de Pernambuco

Realização: Instituto Negralinda

Local: Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda

Data: 29 de setembro a 1º de outubro

Horário: 10h às 21h

Ingresso: Entrada gratuita

www.tbcpe.com.br

*Com informações de Yuri Teixeira e Everson Teixeira

Foto destaque: Maurício Ferry

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + treze =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram