Semana do Meio Ambiente tem lançamento de projetos em Suape 

Com o tema “Suape na rota da descarbonização”, a Semana do Meio Ambiente da estatal pernambucana será realizada de 5 a 7 de junho.  Os três dias de evento serão destinados às Agendas Verde, Amarela e Azul do complexo, que abarcam os projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa.

Na programação, haverá o lançamento do projeto Sistemas Agroflorestais e a entrega de 80 Quintais Ecoprodutivos às comunidades do território estratégico, além da apresentação de dados do projeto Carbono Neutro e o projeto Observatório da Pesca Artesanal de Suape.

Ações socioambientais e lançamento de projetos compõem a agenda do Porto de Suape, de 5 a 7 de junho. Foto: Divulgação

Palestras

As palestras vão acontecer nas manhãs dos dias 5, 6 e 7. No primeiro dia, entretanto, está programada uma atividade externa: a entrega de 80 quintais ecoprodutivos no Laboratório de Ecotecnologia do Habitacional Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho. A solenidade acontecerá às 8h.

Com isso, o atracadouro formaliza a finalização do contrato com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, instituição contratada para viabilizar 300 quintais para as comunidades de 7 municípios do território estratégico da estatal (Cabo, Escada, Ipojuca, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém).

A ação tem por objetivo garantir a segurança alimentar e fomento à geração de renda de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e o diretor de Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti, vão comandar a abertura do evento, dia em que será lançado os Sistemas Agroflorestais – projeto em que moradores da Zona de Preservação Ecológica (ZEPC) serão capacitados para desenvolver agricultura orgânica, sem agressão ao bioma.

A iniciativa, já implantada com sucesso em várias partes do país, é uma das premissas do Plano Diretor 2035 de Suape.

“Ações socioambientais relacionadas à sustentabilidade do território são prioridade para a empresa, que está em sintonia com a Agenda ESG. E a Semana do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para apresentar à sociedade os projetos em andamento e programados pela estatal para melhorar às condições de vida das comunidades do complexo industrial portuário”, ressalta o diretor-presidente da estatal, Marcio Guiot.

Oportunidades

Para o diretor de Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, a empresa está alinhada aos novos conceitos globais.

“Estamos em um momento especial para ressignificar nossos conceitos e práticas, ampliar os horizontes e avançar. As agendas ambientais Azul, Amarela e Verde servem para olharmos para o complexo como um universo de oportunidades estruturantes e inovadoras, para fomentar negócios, emprego e geração de renda”, diz o gestor.

O Complexo de Suape desenvolve diversas ações no território para garantir que os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental) coexistam e interajam, colaborando com o crescimento econômico de Pernambuco.

Zona de Preservação Ecológica

Complexo de Suape tem 59% de território destinado a Zona de Preservação Ecológica. Fonte: Divulgação

Com área de 17,3 mil hectares, o complexo destina 59% de território à preservação ambiental, dentro da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC).

A ZPEC é caracterizada pela diversidade ecológica dos biomas Mata Atlântica e Estuarino e está situada nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, melhorando a qualidade de vida dos habitantes das áreas urbanas e promovendo o equilíbrio com a atividade industrial.

Amigo do Oceano

Durante a Agenda Azul, no último dia de evento, será lançada a terceira edição do Selo Terminal Amigo dos Oceanos, em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos (dia 8 de junho).

A iniciativa tem por objetivo incentivar as boas práticas ambientais por parte dos terminais arrendatários do porto organizado.

Serão avaliados 22 critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e energia e práticas de combate ao descarte do lixo no mar.

 

Fonte: Ascom Suape ( André Galvão)

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram