Projeto Água Vida vai a Maceió para ajudar pescadores e marisqueiras na Laguna Mundaú

Criado pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila para realizar ações socioambientais, o projeto Água Vida começa 2024 com uma importante ação de apoio aos pescadores e marisqueiras do entorno da laguna Mundaú,  em Maceió.

 

Entre os dias 16 de 20 de janeiro (terça-feira a sábado), o Nosso Mangue – negócio de impacto –, iniciativa da empreendedora Mayris Nascimento que trabalha com a recuperação, preservação e conservação de áreas de manguezais, realizará a ação Recomangue em parceria com o Projeto Água Vida.

 

Ações do Projeto Água Vida para pescadores e marisqueiros na Laguna do Mundaú. Foto: Mario Barila

 

 “A parceria entre o Nosso Mangue e o Projeto Água Vida é muito importante, especialmente no que diz respeito à valorização das comunidades ribeirinhas, pescadores locais e a comunidade em geral”, reforça Mayris Nascimento  .

 

Recuperar áreas degradadas na Laguna Mundaú

 

Por conta dos danos ambientais sofridos pela região de manguezal, tais como desmatamento, segregação e afundamento provocados pela extração do sal-gema, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.

 

A  parceria com o Nosso Mangue inclui a participação dos alunos da Escola Municipal ‘Silvestre Péricles’ com objetivo de vivenciar esse ecossistema.

 

Durante a atividade, realizarão a coleta de resíduos sólidos no local e participarão de um plantio simbólico de mudas de mangue.

 

Barila ressalta que os esforços para recuperar e proteger essa região do Pontal da Barra, seriamente ameaçada pelos impactos negativos causados ao meio ambiente, é vital para garantir o sustento e a vida das comunidades ribeirinhas.

 

“Essa ação tem o intuito de dar voz e rosto à comunidade. Pretendo captar belas imagens para mostrar que a vida pode e deve ser muito melhor para seus habitantes”, enfatiza o fotógrafo que comercializa as suas fotos para levantar recursos para financiar projetos de educação e preservação ambiental e de responsabilidade social.

 

Ao longo de dez anos, o Projeto Água Vida desenvolveu e realizou uma série ações em prol da preservação e educação ambiental em todas as regiões do Brasil.

 

Entre as causas abraçadas pelo fotógrafo Mario Barila estão os plantios de milhares de árvores em Mariana e Brumadinho (MG), apoio aos pescadores e marisqueiras de Salvador (BA) na época do derramamento de óleo no Nordeste.

 

*Com informações do Projeto Água Vida

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram