No Dia Mundial da Reciclagem, projeto Vale Luz lança caminhão 100% elétrico

Veículo estará, nesta quarta-feira (17), na Praça Souto Filho, na Jaqueira, para receber resíduos em troca de desconto na fatura de energia

No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta quarta-feira, 17 de maio, a Neoenergia irá promover uma série de ações para chamar a atenção dos pernambucanos para a necessidade e a urgência de se repensar o descarte de resíduos recicláveis de forma responsável.

A distribuidora vai levar para a Praça Souto Filho, localizada em frente ao Parque da Jaqueira, no Recife, o seu mais novo caminhão elétrico do Projeto Vale Luz, que completa 15 anos concedendo descontos na conta de energia em troca de material reciclável. O veículo 100% elétrico começou a rodar nesta semana nos pontos de arrecadação do projeto espalhados pela RMR.

Além do novo veículo, o ponto do Vale Luz localizado na Praça Souto Filho também funcionará diariamente, até no final de semana. A intenção é aproveitar a semana para receber o máximo de resíduos possível dos clientes residenciais e condomínios inscritos no Projeto.

Quem quiser entregar resíduos e doar os valores para instituições beneficentes, a Neoenergia possui uma lista com os nomes das entidades já cadastradas e aptas a receberem o benefício.

“Nossa equipe estará pronta para receber os materiais trazidos pela população. Nesta semana Mundial da Reciclagem, nossa intenção é bater todos os recordes do Projeto Vale Luz. Queremos sensibilizar a população para uma nova forma de enxergar o descarte do lixo que produzimos diariamente. Além da destinação correta, quem participar ainda vai ganhar o benefício do desconto na conta de energia”, afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

Linha do tempo

O Vale Luz foi criado em 2008. Nos 15 anos de existência, o Projeto já arrecadou mais de 2,3 milhões de toneladas de resíduos e concedeu aproximadamente R$ 1 milhão em descontos na conta de energia de 8,7 mil pernambucanos.

Atualmente, a iniciativa atende em 50 locais todas as semanas, sendo 8 espaços fixos e 42 atendimentos itinerantes, que podem ser semanais ou quinzenais.

Para participar do Vale Luz, projeto do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), basta que o cliente separe os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar separados por tipo, limpos e secos, leve até o ponto de coleta e informe o código do cliente, presente no lado esquerdo do QRCode da conta de energia.

Materiais recicláveis aceitos

• Papel e Papelão: Jornais, revistas, cadernos e caixas.

• Plásticos: PET (Embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas)

• Metal: Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e Ferro

• Vidro: Embalagens de vidro

• Óleo Vegetal: Óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona

• Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora

 Locais de coleta

• Madalena – R. Carlos Gomes, 50 – Madalena, Recife

• Posto Arrecife – Av. Pres. Dutra, 451, Ibura, Recife

• Container Jaqueira – Praça Souto Filho, s/n – Jaqueira, Recife

• Hiper Cordeiro Limoeiro – 449, PE-050, 295, Limoeiro

• Casa Zero (Apenas latinhas de alumínio e PET) – Rua do Bom Jesus, 237 – Recife

• Ferreira Costa (Apenas latinhas de alumínio e PET) – Rua Cônego Barata, 275 – Tamarineira, Recife – PE

• Shopping Boa Vista (Apenas latinhas de alumínio e PET)- Rua do Giriquiti, 48 – Boa Vista, Recife – PE

• Shopping Recife (Apenas latinhas de alumínio e PET) – Rua Padre Carapuceiro, 777 – Boa Viagem, Recife – PE

Lista com as localidades com atendimento semanal ou mensal pode ser vista no site da Neoenergia Pernambuco ou no aplicativo do projeto.

Educação com energia

Além do Projeto Vale Luz, a Neoenergia Pernambuco ainda estará com a Unidade Móvel Educacional (UME) no bairro de Santo Amaro promovendo aulas sobre Eficiência Energética e descarte de resíduos de uma forma interativa, moderna e tecnológica para estudantes e moradores locais. O veículo ficará estacionado na Praça Adulccio Júnior, e funcionará a partir desta quarta-feira (17) até a sexta-feira (19), das 8h às 17h30, de forma gratuita.

A UME possui uma série de equipamentos interativos e o aprendizado acontece por meio de atividades lúdicas, como realidade aumentada, projeção mapeada, jogos e experimentos. “Ao serem sensibilizados, os visitantes tornam-se multiplicadores dos conhecimentos ajudando a promover uma mudança de hábitos”, afirma a especialista de Eficiência Energética, Virginia Forte.

 

*Com Ascom Neoenergia

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram