Instituto Toró é lançado em sessão solene na UFRPE

Entidade reúne representantes da sociedade civil e propõe um ambiente de debate e ações para incentivar mais inclusão nas metas e decisões frente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sediou nesta manhã de quinta-feira (20) a cerimônia para celebrar o Dia Mundial da Terra e foi marcado também pelo lançamento oficial do Instituto Toró- Clima, Tecnologia e Cultura criado pela ex- secretária de Meio Ambiente de Pernambuco Inamara Melo. O Instituto terá sede na UFRPE.

A iniciativa reúne representantes da sociedade civil entre os quais biólogos, ambientalistas e produtores culturais, entre outros, e propõe atuar na fiscalização das ações do poder público no cumprimento diante das metas estabelecidas pelo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) referentes ao meio ambiente.

Para Inamara Melo, existe uma lacuna quanto à participação da sociedade civil e iniciativa privada nas questões relacionadas ao meio ambiente, mudanças climáticas e desastres naturais.

“Recife é considerada a 16ª cidade mais vulnerável às mudanças climáticas do planeta. É muito importante que o plano de adaptação avance e isso deve ser validado com a sociedade, em ampla participação social. Além disso, Pernambuco está inserido numa região do Semiárido nordestino, onde desafios como a desertificação em municípios do interior é uma realidade que precisa de ações urgentes“, disse a especialista em Gestão ambiental.

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, reforçou a importância da temática e afirmou que a instituição tem feito um trabalho de mudança de cultura interna. “Estamos estabelecendo dentro de nosso Plano de Desenvolvimento Institucional ações que diminuam o uso de materiais descartáveis, por exemplo, em todos os nossos campis.  Vamos avançar com mais ações para incentivar iniciativas frente os desafios de um meio ambiente mais sustentável”.

 

 

Please follow and like us:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezessete =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram