Embrapa Semiárido lança exposição em celebração à Semana do Meio Ambiente

 

A Embrapa Semiárido realiza de 01 a 12 de junho, no River Shopping, em Petrolina, exposição fotográfica em celebração à Semana do Meio Ambiente. Intitulada “Nossa Caatinga, Nossa Riqueza”, a exposição destaca as belezas desse bioma exclusivamente brasileiro e apresenta, por meio de recursos visuais, o trabalho que a Embrapa vem desenvolvendo para a preservação e exploração sustentável do bioma.

Com 50 imagens de autoria de empregados da Instituição, a exposição fotográfica traz temas que abordam as paisagens da Caatinga, as plantas, flores, animais, além de informações sobre as diversas pesquisas realizadas.

Apesar da rica biodiversidade, a Caatinga é um dos ambientes mais degradados do país, concentrando 62% das áreas suscetíveis à desertificação. As queimadas e derrubadas estão entre os principais fatores de degradação do bioma, e as mudanças climáticas aceleram esse processo.

Como muitas espécies da flora e fauna são endêmicas da Caatinga, promover ações que buscam o uso racional da água, solo, plantas, insetos e microrganismos são essenciais para sua preservação e conservação.

Nesse sentido, a Embrapa Semiárido vem realizado trabalhos para avaliação do potencial paisagístico e ornamental da flora da Caatinga, além do aproveitamento agroindustrial dos frutos nativos, como o umbu e o maracujá-do-mato.

Também são realizadas pesquisas para a manutenção de colônias de abelhas, mesmo na época da seca, o desenvolvimento de sistemas de produção para culturas nativas como o Alecrim-do-Mato, bem como o lançamento de clones de umbuzeiro e da BRS Sertão Forte, nova cultivar de Maracujá-da-Caatinga.

A Empresa desenvolve ainda ações para conscientização e preservação, a exemplo da Trilha Ecológica da Caatinga, um percurso de cerca de cerca de 300 metros em área de mata preservada, que recebe visitantes durante todo o ano.

A Caatinga

O bioma Caatinga está presente em oito estados da região Nordeste, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, apresentando um ecossistema diverso, que abriga inúmeras espécies de animais e plantas.

A flora da Caatinga é formada por árvores baixas e plantas com espinhos. Em períodos de estiagem, a vegetação perde suas folhas, dando uma coloração acinzentada ao ambiente. Outra característica do bioma é a resiliência. Logo após a chuva a paisagem se transforma, passando do branco ao verde rapidamente.

Serviço:

Exposição ‘Nossa Caatinga, Nossa Riqueza’

Data: de 01 a 12 de junho

Horário: 10h às 22h

Local: River Shopping – Petrolina-PE

 

*Com informações de Clarice Rocha 

Embrapa Semiárido

semiarido.imprensa@embrapa.br

 

 

 

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 1 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram